Primeira versão do plano de Santos de retomada econômica será apresentada na terça
Por #Santaportal em 17/05/2020 às 21:55
CORONAVÍRUS – Em live nas redes sociais realizada na noite de hoje, Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, anunciou que será realizada na terça-feira (19), por videoconferência, uma reunião entre representantes da Administração Municipal e de diferentes setores comerciais da Cidade para apresentação da primeira versão do plano de retomada econômica.
Ele será adotado quando houver possibilidade de flexibilização das medidas de quarentena em vigor atualmente para prevenção à Covid-19. A curva descendente de casos nos últimos 14 dias e a redução de leitos ocupados vão nortear o processo. “A ideia é termos o plano pronito para a semana seguinte”, afirma o prefeito. ?A primeira versão do planejamento ainda vai ser aprimorada, com opinião de sindicatos representativos de todos os setores, incluindo os trabalhadores?, emenda.
Uma das propostas será a criação de bandeiras com quatro cores diferentes, de acordo com a natureza dos serviços e os riscos de contágio pelo novo coronavírus, considerando o nível de aglomeração das pessoas: branca (essenciais), verde (baixa aglomeração), amarela (média aglomeração) e vermelha (alta aglomeração).
“É um plano bem estudado e praticamente pronto há umas duas semanas. Fizemos várias reuniões com setores do comércio”, conta Rogério Santos, secretário de governo, que também participou da live e comanda o grupo técnico da Prefeitura responsável pela definição das regras para a retomada econômica no Município. “Não é por essa ordem. Cada etapa tem quatro fases. Uma relojoaria, por exemplo, seria da cor verde. Um bar sem música, amarela. Um bar com música e shows, vermelha”, emenda.
Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, também integrou a transmissão e disse que todos têm que caminhar juntos: população, empresários e Poder Público. “Da parte do comércio, há uma necessidade urgente de fazer o início da retomada. A meta é até o final do mês colocar os parâmetros em ordem”, afirma.
Dentre os argumentos dados pelo prefeito de Santos estão previsibilidade e compartilhamento de responsabilidades. “Vamos acreditar na consciência do santista. Respeito muito o presidente Bolsonaro e o governador Doria. Ambos foram democraticamente eleitos pela população. Só que as decisões não são políticas. São técnicas. Se tiver índices para abrir, tudo será retomado, independentemente de posição política”, comentou.
Sammarco também perguntou a respeito de reduções fiscais dos comerciantes, alegando que, mesmo depois da retomada, o movimento não deve ser o mesmo. “Vamos fazer um grande pacote de incentivo fiscal. Só precisamos quanto o Governo Federal vai impor às Prefeituras. Queremos também, mais para frente, promover um programa de renegociação de dívidas, mesmo anteriores à pandemia. Seria um novo Refis para os comerciantes”, projeta o prefeito.
O prefeito também deixou claro que não trabalha com possibilidade de rodízio nem de lockdown (fechamento total) na cidade. “Não é uma chave de liga e desliga. Mas vamos, por exemplo, estimular o uso de bicicletas. O mundo não vai ser mais o mesmo. O uso de máscaras ainda vai durar por algum tempo”, comentou.
Leitos
Paulo Alexandre Barbosa disse que está previsto para sexta-feira (22) o início do funcioamento dos 130 leitos de clínica médica e UTI no Hospital Vitória. Fora os 350 leitos que Santos, Praia Grande e Itanhaém para os quais o Governo do Estado liberou recursos.
“Na sexta-feira (22), essa curva já vai baixar”, completa, referindo-se ao aumento da taxa de ocupação de leitos entre o dia 10 de maio e esta semana: de 73% para 80%.