Preparador físico dá dicas para o circuito Blue Med Run Sênior no dia 29, em Santos
Por #Santaportal em 12/03/2020 às 14:07
CORRIDA – Correr 5 km ou caminhar 3 km? Faça sua escolha e inscreva-se para a 1ª edição do circuito Blue Med Run Sênior que acontece em Santos, no dia 29 de março. Você pode participar ao lado dos amigos e familiares. Para a caminhada, os interessados devem ter, no mínimo, 10 anos. Já a participação na corrida é para maiores de 15 anos, porém, só haverá premiação para faixas etárias a partir dos 49 anos.
A taxa de inscrição varia de acordo com a idade e a modalidade escolhida ? associados da Blue Med Saúde têm desconto. As inscrições vão até o dia 23 de março e o preço varia entre R$ 55,00 e R$ 100,00. A largada será às 8 horas, da Avenida Bartolomeu de Gusmão, altura do número 180, próximo ao monumento instagramável ‘Eu amo Santos’ (escultura de um coração ao lado da palavra Santos), recentemente instalado na nova Ponta da Praia.
?O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas, tirar a pessoa do sedentarismo e fazer com que ela tenha um olhar mais cuidadoso para a sua saúde. O foco da corrida é o público sênior, mas abrimos as inscrições para todas as faixas etárias, justamente com a finalidade de envolver toda a família, de filhos a netos. Um dos segredos da longevidade é manter-se ativo e essa é a mensagem que pretendemos passar para todos, incluindo os mais jovens. Nunca é tarde para sair de casa e se movimentar. Por isto vamos premiar o sênior, pelo exemplo que ele dá para toda a sociedade?, afirma Rogério Martins, diretor Comercial e de Marketing da Blue Med Saúde.
Ele lembra que, em parceria com a Prefeitura de Santos, a empresa já apoia o surfe sênior (são 160 alunos com mais de 50 anos) e o surfe adaptado (80 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida estão na primeira turma da pioneira Escola Radical de Surfe Adaptado). ?Além de abraçar a causa da inclusão, mostramos que é possível vencer qualquer limite e se exercitar?, conclui.
DICAS DO ESPECIALISTA
Responsável pelas aulas de condicionamento físico para associados seniores da Blue Med Saúde, o professor de educação física e especialista em treinamento esportivo Marcelo Netto Gonçalves dá dicas importantes para quem deseja participar do circuito. Para os ´marinheiros de primeira viagem` que estiverem decididos a sair do sedentarismo, ele recomenda a caminhada: ?Não adianta pular etapas, quando se trata de uma programação de treinos. Caminhar é mais tranquilo e traz benefícios positivos, no sentido de fazer você sentir o gostinho de quero mais. Muitos começam pela corrida, provocando situações de desconforto ou traumas e logo pensam: ´eu não sirvo para isso`. Acabam desistindo, antes mesmo de ter começado de fato.?
Marcelo Netto alerta, ainda, para a importância da realização de exames preventivos e do acompanhamento frequente de profissionais da saúde. Não importa a idade ? ressalta o preparador físico ?, temos que procurar o médico para check-up, anualmente, no mínimo. ?O cardiologista é essencial para iniciar um programa de exercícios e, a partir dos resultados auxiliar em todo o processo. Fundamental, também, é o profissional de educação física que é apto para prescrever a programação de treinos, para que o praticante tenha mais chances de atingir seus objetivos?, afirma.
Caso a pessoa queira encarar essa jornada sozinha, o principal é ?respeitar os sinais do seu corpo e não exceder os limites?. Porém, no caso das pessoas na faixa etária sênior, o acompanhamento médico e de um profissional de educação física se torna mais essencial ainda.
?Não é necessário se transformar em um atleta, de forma alguma. O principal são as mudanças de hábitos. Precisamos dedicar um pouco mais de tempo para nós mesmos, cuidar da nossa saúde. Durante a prática da corrida, por exemplo, o cérebro libera a serotonina, que tem efeito sedativo e calmante, e a endorfina, que provoca analgesia e bem-estar. É por causa dessas sensações agradáveis que as pessoas dizem que estão ´viciadas` em correr?, explica o treinador.
Para aqueles que vão participar do circuito Blue Med Run Sênior, dia 29 de março, além dos cuidados preventivos, Marcelo Netto diz que a principal dica é curtir cada momento da prova. ?Muitos ficam ansiosos e isso pode atrapalhar. Independentemente da idade, o legal também é deixar tudo pronto (kit e acessórios) já na noite anterior à corrida, assim, quando acordar no dia seguinte, terá menos com o que se preocupar. Use proteção contra o sol. Usar boné pode ser bom, tanto em dia ensolarado quanto chuvoso. E nada de mudar seus hábitos alimentares dias antes da prova e, principalmente, no dia?.
As dicas estão aí. Agora, se você não se inscreveu, é só acessar o link th5eventos.com.br/inscreva-se/blue-med e iniciar sua preparação. Quanto aos inscritos, atenção aos alertas do especialista e bons treinos. A corrida tem o apoio ainda da Prefeitura de Santos, Nunes & Grossi Benefícios, Vila Rica Medicina Diagnóstica e CDA Diagnóstico e Análises.