Prefeitura reabre concha acústica do Canal 3 após 14 anos
Por #Santaportal em 27/01/2015 às 13:49
SANTOS – Em comemoração aos 469 anos de fundação de Santos, a Prefeitura do município inaugurou, no início da noite de segunda-feira (26), a Concha Acústica, que fica localizada na esquina das avenidas Washington Luís (Canal 3) com Vicente de Carvalho (avenida da praia). O equipamento, construído em 1981, foi interditado em 2001 por exigência de moradores dos prédios próximos, que reclamavam do barulho proveniente dos espetáculos e apresentações que aconteciam no local.
Devolver o equipamento cultural a Santos (SP) foi considerado um dos maiores presentes de aniversário para os moradores da Cidade, palavras do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. “É um sonho antigo da população. A concha foi palco de diversas manifestações culturais e muitos talentos surgiram a partir desse espaço. Agora, com essa retomada, teremos a oportunidade de ver novos talentos se apresentando”, disse.
O espaço renovado ficou lotado por pessoas que queriam conferir as mudanças preparadas pela Prefeitura. A começar pela solução para quebrar o silêncio imposto pela Justiça em 2001 devido ao barulho causado pelas apresentações. A diferença entre o espaço inaugurado originalmente em 1981 e o de agora é que o atual está acusticamente aprovado devido à instalação de painéis de vidro ao seu redor. Na parte interna, uma mesa de som controla o volume dos equipamentos.
O quarteto Blue Hat, que tem entre seus integrantes um músico que tocou na semana de inauguração há pouco mais de 30 anos, fez o show da reabertura.
O autor do projeto original, também responsável pela revitalização, arquiteto da Prodesan Carlos Prates, sente-se realizado por ver o antigo espaço destinado às artes reaberto para sua verdadeira função. “A concha me deu muitas alegrias porque esse espaço simples e aconchegante foi importante na vida de muitas pessoas. Estou muito feliz em vê-la reaberta”.
Concha 1981
Quando foi inaugurada, em junho de 1981, era aberta, em concreto aparente, arquibancada em concreto, palco com piso de madeira ipê, cinco refletores fixos instalados nas pontas das vigas, sem acessibilidade, iluminação frontal de palco e cabine externa de som. Na área externa, o piso era em mosaico português e havia postes de iluminação.
Concha 2015
É fechada por painéis de vidro temperado, com paredes tratadas acusticamente, seis ventiladores, assentos em PVC e capacidade para 226 pessoas sentadas, piso do palco em madeira plástica para facilitar a manutenção, oito refletores em cores para iluminar o palco, mais seis frontais de palco, acessibilidade completa nos sanitários, na plateia e no palco; controle de som; e área externa com piso em fulget (antiderrapante e resistente), bancos, postes com luminárias e jardins.