Prefeitura de São Vicente amplia número de secretarias para 25
Por Santa Portal em 28/09/2022 às 16:00
A Prefeitura de São Vicente ampliou suas secretarias de 21 para 25. A reestruturação organizacional foi publicada no último sábado (24), no Boletim Oficial do Município (BOM).
As principais novidades são a criação da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem) e a divisão da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) em duas partes: a Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor). Os assuntos relacionados à Cidadania passam a ser responsabilidade da Secretaria de Governo (Segov). Também foram criadas as secretarias de Relações Institucionais, Metropolitanas e de Parcerias Federativas (Serimp) e a de Mobilidade Urbana (Semob).
Elizangela Bafini comandará a Secretaria de Cultura, enquanto Wagner Paraguay estará a frente da Secretaria de Esportes e Lazer. O secretário de Governo continua sendo Rafael Leite.
A antiga Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam) passa a ser apenas Secretaria de Meio Ambiente. O comando da pasta continua a cargo de Fávia Ramacciotti e o secretário de Bem-Estar Animal passa a ser Gustavo Palmieri.
A Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) é a nova nomenclatura da antiga Secretaria de Defesa e Ordem Social. O órgão vai reunir as forças de controle e fiscalização da Cidade com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil. O setor de mobilidade urbana, antes vinculado a essa mesma pasta, passa a ser da Semob, sob comando de Alexandre Martins. O secretário da Sedos continua sendo Silvio Damaceno.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedect) passa a ser chamada de Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), tendo como objetivo estipular políticas e programas para promoção do empreendedorismo, da inovação, da geração de emprego e renda e da qualificação profissional. A Setre fica sob comando de Allan Pavlovsky e Sedetur continua com Juliana Santana.
A antiga Setur passa a ser a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), com a função de desenvolver políticas voltadas ao desenvolvimento econômico do município.
A Secretaria de Obras (Seob) dá lugar à Secretaria de Licenciamento (Sel), criada para elaborar e executar a política de licenciamento, aprovar e fiscalizar projetos e obras particulares, controlar o parcelamento e fiscalizar o uso e a ocupação do solo. Sendo assim, a fiscalização de obras públicas passa a ficar no guarda-chuva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que não mais será chamada de Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Parcerias Público-Privadas (Sedurb), já que as parcerias serão coordenadas pelo próprio Gabinete do Prefeito. A Sel e Sedurb ficam sob comando de Wanessa Matos e Alexsandro Ferreira, respectivamente.
De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Relações Institucionais, Metropolitanas e de Parcerias Federativas (Serimp) foi criada para viabilizar a inserção do Município em programas federais, acompanhar a pauta legislativa da União, identificando oportunidades de cooperação institucional. O comando da pasta fica com Rodrigo Leite.
Confira as 25 secretarias:
1 – Gabinete do Prefeito – GP, com a Secretaria Executiva do Prefeito – SEP;
2 – Secretaria de Governo – SEGOV;
3 – Secretaria de Gestão – SEGES;
4 – Secretaria da Fazenda – SEFAZ;
5 – Secretaria de Planejamento e Governança – SEPLAG;
6 – Secretaria de Relações Institucionais, Metropolitanas e de
Parcerias Federativas – SERIMP;
7 – Secretaria de Assuntos Jurídicos – SEJUR;
8 – Secretaria de Imprensa e Comunicação Social – SEICOM;
9 – Secretaria da Educação – SEDUC;
10 – Secretaria da Saúde – SESAU;
11 – Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES;
12 – Secretaria de Cultura – SECULT;
13 – Secretaria de Esportes e Lazer – SESPOR;
14 – Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM;
15 – Secretaria de Bem-Estar Animal – SEBEM;
16 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR;
17 – Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda – SETRE;
18 – Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária – SEHAB;
19 – Secretaria de Mobilidade Urbana – SEMOB;
20 – Secretaria de Defesa e Organização Social – SEDOS;
21 – Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários – SECINP;
22 – Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDURB;
23 – Secretaria de Licenciamento – SEL;
24 – Secretaria de Serviços Públicos – SESP;
25 – Subprefeitura da Área Continental – SUPAC.