Prefeitura de PG libera acesso para comunidade após bloqueio com blocos de concreto

Por Santa Portal em 19/07/2021 às 18:27

Patrícia Patrali/Arquivo Pessoal
Patrícia Patrali/Arquivo Pessoal

O acesso para a comunidade Nova Mirim, em Praia Grande, foi liberado para o trânsito após a prefeitura ter instalado blocos de concreto em dois pontos na região. A ação teve como objetivo o congelamento de áreas invadidas.

Com a liberação, os blocos agora foram realocados para as laterais dos acessos. A colocação dos blocos gerou revolta entre os moradores da comunidade, que reclamaram por uma solução para o problema. A comunidade que reside nesta área conta com 58 famílias.

Os relatos de moradores são que a prefeitura disse a eles que as barreiras foram colocadas para evitar o acesso de novas pessoas ao local. “Porém, o pessoal da Habitação foi lá há uns dias e derrubou alguns barracos. Eles conversaram com todos os moradores, marcaram os barracos e deixaram bem claro que se alguém levantasse mais algum barraco, seria derrubado. Então a população já sabe as regras, não tinha porque fazer isso”, explica a empresária.

Na sexta-feira (16), a prefeitura enviou um trator para afastar um dos blocos, abrindo o espaço suficiente para a passagem de uma cadeira de rodas, segundo o funcionário que esteve no local, mas segundo os moradores “não mora nenhum cadeirante na Nova Mirim”. Esta foi a única comunidade do município em que a prefeitura colocou a barreira.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Praia Grande informa que instalou barreiras new jersey para evitar novas invasões e construções irregulares em área de preservação ambiental no Bairro Nova Mirim. No total, 12 equipamentos do tipo foram colocados no local. Paralelo a esta ação, a Cidade segue monitorando diariamente 18 áreas, inclusive, com imagens de satélite e drones, para coibir estas ações irregulares.

“Uma equipe da Secretaria de serviços Urbanos (Sesurb) de Praia Grande estava no local no sábado (17) para reposicionar algumas barreiras evitando qualquer tipo de transtorno para a comunidade local. Cabe ressaltar que o maior objetivo da instalação desses equipamentos é evitar que carros contendo de forma irregular resíduos da construção civil trafegam no local e aterrem a área com o material que estão transportando”, diz um trecho da nota.

Congelamento

A comissão especial do Município que trata especificamente das ações para coibir essas invasões irregulares efetuou o congelamento desta área no Nova Mirim no último dia 23 de junho.

Um cadastro socioeconômico foi desenvolvido com 58 famílias presentes no local. Novas atividades como esta serão efetuadas ao longo das próximas semanas em outras regiões da Cidade.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.