Prefeitura de Guarujá conclui obra de recuperação do Morro do Macaco Molhado
Por Lucas Rodrigues em 13/12/2020 às 09:53
GUARUJÁ – A Prefeitura de Guarujá finalizou as obras de contenção e restauração do Morro do Macaco Molhado, uma das áreas mais afetadas pelo temporal que atingiu a Baixada Santista em março deste ano e matou cerca de 45 pessoas na região.
As obras começaram em maio, após repasse de R$ 25 milhões do Governo do Estado para a restauração do local. A primeira etapa do trabalho consistiu na remoção de material solto, como vegetação, pedras e terra, e no mapeamento da região, para que os técnicos determinassem onde o serviço seria realizado.
Dentre as iniciativas presentes no projeto de recuperação do morro houve também a impermeabilização do solo, em razão da inclinação do local, além de um sistema de drenagem que capta água da chuva. Ao todo, 100 funcionários atuaram nas obras.
Houve também a implantação de um geomanta para fixar o solo exposto pelo deslizamento. A cobertura, que compõe sementes de grama e fertilizantes, também serve para impedir o processo erosivo no morro e garantir o crescimento de vegetação, proporcionando a recuperação ambiental parcial do local.

Em março deste ano, a região foi uma das mais afetadas pelo temporal que deixou 45 mortos na Baixada Santista. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Guarujá