Prefeito de São Vicente pede suspensão de cobranças a famílias de baixa renda na Cidade Náutica

Por Santa Portal em 03/11/2025 às 05:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), encaminhou um ofício à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) pedindo a suspensão das cobranças que atingem mais de mil famílias que vivem em áreas de marinha, especialmente no bairro Cidade Náutica.

Os moradores receberam notificações com débitos retroativos de até dez anos relacionados a laudêmio, foro e taxas de ocupação, e muitos se dizem surpresos e preocupados com os valores, que em alguns casos chegam a mais de R$ 5 mil.

Segundo o prefeito, muitas famílias de baixa renda não receberam orientações claras sobre as obrigações ligadas aos terrenos e, por isso, a Prefeitura defende a revisão dos débitos e a busca por soluções que incluam remissão total ou parcial dos valores e alternativas de regularização social e urbanística.

A proposta, enviada nesta quarta-feira (29), também inclui campanhas de orientação e plantões de atendimento na cidade para esclarecer dúvidas da população.

A reportagem procurou a SPU, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

O prefeito se colocou à disposição para uma reunião urgente com representantes do Governo Federal, do município e das comunidades afetadas, com o objetivo de encontrar uma saída justa e humana para o impasse.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.