Praias do litoral de SP têm segurança reforçada após recorde de salvamentos

Por Santa Portal em 16/01/2026 às 11:00

Divulgação/GBMar
Divulgação/GBMar

A segurança nas praias do litoral de São Paulo foi reforçada para este verão em meio ao cenário de recorde de salvamentos por afogamento desde o ano passado. Em 2025, foram 4,1 mil pessoas salvas, maior número da série histórica iniciada em 1995. Em comparação a 2024, que teve 3.735, o aumento foi de 10,4%.

Devido ao trabalho do Corpo de Bombeiros e da Aviação da Polícia Militar, o número de óbitos nas praias de São Paulo caiu entre 2024 e 2025: foram de 118 para 82, redução de 25%. Para este verão, a Secretaria de Segurança Pública contratou 500 guarda-vidas temporários.

A rotina das equipes de salvamento começa logo pela manhã, quando os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros deslocam-se para os postos nas praias e nos tradicionais “cadeirões” colocados em frente ao mar. 

O trabalho, contudo, começa antes da alta temporada. Ao longo de todo o ano, as equipes planejam a Operação Praia Segura, que integra a Operação Verão Integrada, com definição de recursos humanos, materiais e estratégias de atuação para reforçar a segurança dos banhistas durante os meses de maior movimento.

Outro pilar do planejamento é a identificação de áreas de risco, onde são colocadas as placas de “Perigo”. Elas estão posicionadas em locais do mar com riscos como correntes de retorno, um fluxo de água que leva o banhista para longe da faixa de areia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.