Praia Grande reforça área de saúde prevendo aumento de pessoas

Por #Santaportal em 30/12/2014 às 11:47

PRAIA GRANDE – Com a possibilidade de chegar a um milhão de pessoas circulando dentro do município devido às festas de fim de ano, a Prefeitura de Praia Grande, por intermédio da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), desenvolveu uma série de ações que fazem parte de um esquema especial de atendimento durante a temporada de verão.

Um dos destaques das medidas adotadas pela Sesap fica por conta do reforço no número de profissionais nas equipes médicas e de enfermeiros. O crescimento de atendimentos no período fica centralizado na área de urgência e emergência.

Praia Grande, atualmente, conta com três locais específicos que prestam serviços no setor de emergência. São eles dois prontos-socorros, o Central, que fica localizado no Bairro Boqueirão, ao lado do Hospital Irmã Dulce, e o Quietude, no bairro Quietude, localizado na avenida Ministro Marcos Freire. Além destes a a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Charles Antunes Bechara,, situada no bairro Samambaia, na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis.

Os serviços de Saúde no Município funcionam 24 horas por dia. Médicos controladores estão na retaguarda para que não faltem clínicos gerais, pediatras, bucomaxilos (cirurgiões dentistas) e traumatologistas (ortopedistas).

Classificação de risco
Para priorizar os casos mais graves que chegam pela recepção, as unidades de urgência e emergência da Cidade passaram a atender pelo sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Após escuta e checagem dos sinais vitais, a enfermagem sinaliza aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes: vermelho para emergências (que necessitam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não urgentes (podem aguardar um tempo maior); azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores).

Casos mais graves, em que há risco de complicações e morte, são atendidos primeiro. O atendimento aos pacientes que chegam à sala de emergência pelo SAMU é imediato. Os demais casos, como os ambulatoriais, precisam aguardar.

Atenção Básica
Paralelamente às ações durante este período do ano, Praia Grande segue investindo maciçamente na Atenção Básica. O setor é considerado a porta de entrada do sistema, responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

Destaque para o aumento do número de profissionais, construções de novas unidades, reformas e ampliações dos equipamentos já existentes, informatização dos agendamentos de consultas e dos procedimentos relacionados à dispensação de medicamentos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.