Praia Grande recebe quatro novos profissionais do Mais Médicos

Por #Santaportal em 28/02/2014 às 10:24

Praia Grande recebeu quatro novos profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, na quinta-feira (27). O grupo, que visitou a sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município, foi recepcionado por representantes da pasta e aproveitou a oportunidade para finalizar os procedimentos documentais necessários. Os médicos passarão por um período de ambientação e treinamento antes de ingressarem na rede municipal.

Com a chegada dos novos profissionais, dois argentinos (Omar Lucio Anastácio Garcia e Nora Del Valle Mendoza) e dois espanhóis (Alexandra Trebug Furega e Pedro Teixido Alonso), a Cidade totaliza 21 médicos do programa. São 2 brasileiros, 12 cubanos, 5 argentinos e 2 espanhóis. Este é o terceiro ciclo da ação.

A Sesap confirmou que a atuação dos médicos será direcionada para a Atenção Básica, porta de entrada do sistema, em unidades de Saúde da Família (Usafa). O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

O prefeito Alberto Mourão destacou o desenvolvimento do programa Mais Médicos e agradeceu a escolha dos profissionais de atuarem na Cidade. “Sou defensor do atendimento primário e dos pogramas Saúde da Família e Mais Médicos. A prevenção é fundamental. Isso não se faz em um pronto-socorro ou hospital. Está sendo estabelecido um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica. A comunidade está feliz pela vinda desses médicos”.

Inicialmente, Praia Grande havia solicitado 27 médicos. Depois completou a lista com o pedido de envio de mais 7, totalizando 34. O Ministério da Saúde informou à Sesap que o Município receberá dois novos profissionais até o dia 13. A meta estabelecida pelo Governo Federal é que no final de abril, com o fechamento de uma nova etapa, o número total deverá ser alcançado.

Durante o período de treinamentos, os médicos estrangeiros serão apresentados aos protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local. Na última parte, já em campo, os profissionais acompanharão algumas consultas nas Usafas.
Os novos profissionais se mostraram motivados com a oportunidade de trabalhar no Brasil. Este é o caso da ucraniana naturalizada espanhola, Alexandra Trebug Furega, uma das mais animadas na chegada em Praia Grande. “Quero poder ajudar as pessoas exercendo a Medicina. Tenho experiência de mais de 30 anos na profissão e estou motivada por este oportunidade de vida. Gosto muito do Brasil e estou feliz por estar aqui”, disse.


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.