Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe vão deixar praias abertas durante a virada
Por #Santaportal em 29/12/2020 às 15:33
BAIXADA SANTISTA – As Prefeituras de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe decidiram manter as praias abertas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro após o Governo do Estado anunciar que não iria se responsabilizar pela fiscalização nas orlas dos municípios do litoral paulista.
Essa decisão contraria medida que havia sido acertada durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na semana passada. As demais cidades vão promover bloqueios em suas praias, visando evitar aglomerações de pessoas na virada do ano.
Até o momento, Santos, São Vicente e Guarujá mantém posição e vão fechar as praias no Réveillon. A Prefeitura de Bertioga ainda não informou se irá deixar as praias abertas durante a virada para 2021.
Veja o que foi definido em Santos, São Vicente e Guarujá:
Santos
Orla fechada com gradis e telas entre 0h do dia 31 e 0h de 2 de janeiro.
São Vicente
Orla interditada com fiscalização das 19h do dia 31 até 6h do dia 1º de janeiro.
Com o objetivo de evitar a propagação da Covid-19 e desestimular aglomerações na orla da praia, a Prefeitura de São Vicente tomou uma série de medidas e restrições para a virada de ano.
Das 19h de quinta-feira (31) às 6 horas de sexta-feira (1º), cadeiras, barracas, tendas e caixas de som não serão permitidas na faixa de areia da praia. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar atuarão na fiscalização para evitar aglomeração de pessoas nas faixas de areia.
Quiosques e ambulantes não poderão atuar a partir das 19 horas do dia 31. Agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), com apoio da PM e da GCM, farão a fiscalização.
Guarujá
Orla e calçadão fechados com gradis entre a noite do dia 30 de dezembro e a manhã de 2 de janeiro.
O Condesb também chegou a pleitear a realização de barreiras sanitárias nas rodovias que dão acesso à Baixada Santista, pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e pela Rodovia Mogi-Bertioga. Porém, a Ecovias e a Arteps não atenderam as solicitações dos prefeitos da região.
Veja os posicionamentos das cidades que vão manter as praias abertas:
Praia Grande
Questionada pelo #Santaportal , a Prefeitura de Praia Grande respondeu que “não há restrições para utilização das praias, porém, no dia 31, a partir das 18 horas, ambulantes deverão sair da faixa de areia para a limpeza deste espaço. A indicação também deve ser seguida pelos banhistas”.
A indagação foi feita após declaração do prefeito Alberto Mourão sobre a discordância da Fase Vermelha publicada pelo Santaportal no último domingo (27). No entanto, mesmo com perguntas diretas, a Prefeitura não foi clara quanto a restrição das praias para evitar aglomerações.
Mongaguá
O prefeito Márcio Melo Gomes ressalta que acatará as solicitações do Governo do Estado, mas destaca as peculiaridades da Baixada Santista. Somos uma região turística metropolitana, diferente de outras cidades do Estado que nesta época do ano diminui o número de habitantes. Mongaguá, por exemplo, passa de 56 mil para mais de 300 mil pessoas. Investimos muito na conscientização de moradores, comerciantes e turistas. Estamos fazendo todos os esforços para evitar aglomerações, cancelando os tradicionais shows de aniversário da cidade (comemorado em 7 de dezembro), não faremos queima de fogo na virada de ano e estamos proibindo pirotecnias particulares. O MongaVerão também foi cancelado, disse.
Para a virada do ano (31/12 e 01/01), a Prefeitura destaca que está fechando algumas das principais atrações turísticas, como a Plataforma de Pesca, Parque Ecológico e a área de estacionamento da Praça Dudu Samba.
Em relação ao fechamento de todos os 13 Km de praia, o município precisa do apoio do Governo do Estado, pois não tem efetivo nem estrutura física para a ação. Como isso não vai ocorrer, as praias do município não serão fechadas.
Mongaguá realizará barreiras sanitárias de conscientização em pontos estratégicos e utiliza seus canais oficiais para que as pessoas saibam da importância de evitar aglomerações e adotar as medidas de prevenção à Covid-19.
Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém, que em um primeiro momento seguiria o que foi acordado em reunião do Condesb, irá manter as praias abertas, já que não contará com o apoio do Governo do Estado para fechar a orla da Cidade.
Peruíbe
As praias estarão abertas, com restrições quanto à aglomerações e proibição de confraternizações, festas, bem como qualquer tipo de som na região da orla, das 18h do dia 31 às 8h do dia 1º.
Vale lembrar que o município não promoverá show pirotécnico com queima de fogos e também não contratou artistas para os tradicionais.
As praias estarão abertas para banhistas (pode guarda-sol e cadeiras normalmente) sem restrição de horário e os quiosques e ambulantes podem funcionar obedecendo os protocolos sanitários estabelecidos.