Praia Grande descarta caso de suspeita de meningite em escola na Vila Sônia
Por Santa Portal em 06/11/2025 às 20:00
Um caso suspeito de meningite de um menino de 1 ano, que frequenta a Escola Newton Almeida de Castro, na Vila Sônia, em Praia Grande, foi descartado pela Secretaria de Saúde da cidade. Segundo a Prefeitura, o exame de líquor (que examina o líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal) não detectou a doença.
A administração informou, ainda, que equipes da Vigilância Epidemiológica estiveram na unidade escolar mesmo após a doença ter sido descartada.
Na segunda-feira (3), a Secretaria de Saúde recebeu uma notificação de Santos de suspeita de meningite em um menino de 4 anos. Ele estava internado no Hospital Ana Costa, em Santos, e recebeu alta na terça (4). A Prefeitura de Praia Grande não informou que escola a criança frequenta.
A cidade teve um caso confirmado de meningite meningocócica (Streptococus pneumoniae) em um menino de 2 anos, que frequenta a Escola Maria dos Remédios, no Jardim Melvi. Apesar de ser moradora de Praia Grande, a criança não está na Cidade e está internada no Hospital das Clínicas de Mogi das Cruzes.
A Prefeitura informou que todas as ações indicadas no protocolo do Ministério da Saúde já foram desencadeadas pela Secretaria de Saúde. Não foi necessário a realização de bloqueio na escola. Assim que o caso suspeito foi informado, a Vigilância Epidemiológica da Sesap realizou uma série de atividades na EM Maria dos Remédios, incluindo orientações para a escola e familiares dos alunos sobre higiene pessoal e compartilhamento de objetos pessoais e a importância da vacinação.
Vítima fatal
A estudante Milena do Nascimento Alvarenga, de 11 anos, que havia sido diagnosticada com meningite bacteriana tipo C, morreu no último dia 26, em Praia Grande. Ela estudava na Escola Cidade da Criança e ficou internada no Hospital Irmã Dulce.
De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, ainda quando da suspeita do caso, as pastas de Saúde Pública e Educação colocaram em prática uma série de ações. Ocorreu a vistoria e higienização total da Escola Municipal Cidade da Criança.
Além disso, a administração municipal destaca que “técnicos do setor de Vigilância Epidemiológica estiveram na unidade escolar para orientar pais dos demais alunos e também os profissionais da área da Educação. Entre os temas abordados, destaque para a importância da vacinação, higienização e também do não compartilhamento de objetos”.