Praia Grande cria mais de 9 mil vagas para alunos em pouco mais de um ano
Por Santa Portal em 18/05/2022 às 10:25
Em 500 dias, a Prefeitura de Praia Grande criou 9.620 vagas para turmas de creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade. De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), a ação foi necessária devido a demanda de estudantes procurando pelas instituições.
Para isso, a Seduc adaptou e reestruturou os horários em algumas escolas municipais. Um período intermediário foi criado em unidades de ensino com maior procura, gerando 7.980 novas vagas do Infantil I ao 9º ano do Fundamental.
Deste montante, o segmento do 1º ao 5º ano do Fundamental foi o que apresentou maiores números, com a abertura de 132 novas turmas, totalizando 3.960 vagas.
Para atender os níveis de 6º ao 9º ano, foram abertas 92 salas, oferecendo a possibilidade de receber 2.760 estudantes. Já na Educação Infantil, 42 classes foram criadas, e 1.260 crianças ingressaram no ensino municipal.
Além do terceiro período, houve a ampliação de quatro escolas e construção de mais duas, e com isso, aumentou em mais 1.640 atendimentos de alunos. Desta vez, os mais beneficiados foram as crianças de creche, com 990 vagas, e as turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, com 650.
As escolas que passaram por ampliação foram: EM Idalina da Conceição Pereira (Bairro Vila Sônia – 163 vagas), EM Newton de Almeida Castro (Vila Sônia – 237), EM Sebastião Tavares de Oliveira (Quietude – mais de 200 vagas) e Profª. Maria Nilza da Silva Romão (Vila Sônia – 450).
Neste período, a Seduc ainda entregou outras duas unidades de ensino, que são a EM Vereadora Isaura Campos Garcia (Sítio do Campo – 230) e EM Ícaro Batista Cardoso (Boqueirão – 306).
As escolas municipais também melhoraram na questão tecnológica, por meio do programa Educação do Futuro, que inclui ações de instalação de wi-fi em todas as salas de aula, disponibilização de chromebooks para alunos e professores e parceria com a Google For Education, entre outros.
Lousas digitais em todas as aulas, além de tablets e laboratórios de informática para as escolas de Ensino Fundamental e mesas interativas para a Educação Infantil também estão entre as melhorias.