Praia Grande comemora 54 anos em meio a desafios
Por #Santaportal em 19/01/2021 às 07:17
54 ANOS – Conquistando espaço de protagonista entre os municípios da Baixada Santista, Praia Grande comemora, nesta terça-feira (19), 54 anos de emancipação político-administrativa.
Pela primeira vez com uma prefeita, Raquel Chini (PSDB), a cidade vive expectativa de desenvolvimento econômico social igual ou melhor que o último governo de Alberto Mourão, que deixou o posto com quase 80% de aprovação popular.
“Assumir a cidade depois do mandato dele [Mourão] é uma responsabilidade imensa, mas eu venho me preparando muito ao longo desses anos”, afirma Chini. “Apesar de não ter planejado, até então, este cargo, passei por muitas secretarias e me vi pronta a assumir o desafio”.
Graduada em Engenharia Civil e Direito, a nova gestora terá, em 2021, o desafio da pandemia da Covid-19 para administrar. E, apesar da iminência de melhorias com a chegada da vacina, ainda deve apresentar muitas questões delicadas em diferentes aspectos de gestão pública.
“Essa pandemia está fazendo a gente crescer e aprender muita coisa. Aprender a conviver… De um jeito diferente. Entre as pastas, todos os secretários se uniram. A decisão de uma equipe depende diretamente da manifestação da outra e as decisões agora são tomadas em colegiado. Vivemos muitas situações ruins, com a perda de vidas, mas estamos tirando experiência e aprendizado”.
Educação
Nesta quarta-feira (20), segundo a prefeita, deve ser disponibilizado o plano de retomada das aulas presenciais em Praia Grande. O movimento acontece gradualmente, a partir de algumas séries: 1ºs, 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, a princípio.
“Optamos por alguns anos de maiores impactos e mudanças para o presencial. Em segunda etapa, entram todas as outras séries. Uma vez por semana – a sexta-feira, provavelmente – será o dia dos professores dedicarem aos alunos que estarão em ensino 100% à distância, para esclarecer dúvidas ou o que for necessário”.
A rede municipal, que conta com 55 mil estudantes em 70 escolas, também fornecerá material impresso a jovens que não tenham acesso à internet.
“Sabemos que não é o jeito ideal de ensinar, mas estamos planejando para atender da melhor forma, evitando prejuízos no desenvolvimento escolar”.
Vacinas
Em meio aos anúncios e inícios de campanha vacinal Brasil afora, Praia Grande aguarda decisões estaduais para saber o quanto receberá de doses e em qual data.
“Devemos ser atendidos em breve e, só assim, poderemos afirmar com certeza as diretrizes da campanha. De qualquer forma, o que se pode adiantar é sobre os postos de vacinação. Profissionais da Saúde serão vacinados nos locais de trabalho e, na sequência, idosos devem ser convocados a polos de atendimento”.
Segundo a prefeita, as Unidades de Saúde Básica da Família (Usafas) estão descartadas como postos de vacinação, para que continuem funcionando efetivamente na urgência/emergência, incluindo casos mais leves da própria Covid-19.
Emprego
Somente no primeiro semestre de 2020, Praia Grande perdeu 2 mil postos formais de trabalho, desafio que caberá à gestão Chini retomar. Questionada, a prefeita reforçou projetos de capacitação profissional, principalmente nas áreas de Comércio e Turismo.
“As praias são nosso cartão de visita. Contamos com os ambulantes, restaurantes, hoteis, lojas para atender o turista e manter ativa a cidade. Também acreditamos na isenção de impostos como um chamariz às empresas que contratarem jovens aprendizes, ofertando a primeira vaga de emprego”.
Chini citou, ainda, a população de rua, com o Programa de Apoio ao Desempregado (Pade). “São oportunidades estendidas a quem queira trabalhar, se reconstruir… Queremos provar ser possível”.
Urbanização
Sobre os aspectos estruturais do município, a prefeita enxerga com bons olhos o que já foi realizado e afirma “faltar pouco” para solucionar na cidade.
“Toda Praia Grande é provida de coleta de lixo pavimentação… Os poucos locais onde não chegamos ainda são os que precisam de licença ambiental, que entram outros aspectos. Mas é o cuidado de cada um, somado à ação do Poder Público, que melhora seu bairro”.
Nesta terça-feira (19), a prefeita Raquel Chini estará nas ruas da cidade numa série de eventos em comemoração ao aniversário da cidade e afirma que fará uma caminhada para “ouvir o povo e retornar o serviço público da melhor forma, como o cidadão precisa”.