Porto de Santos retoma atividades com praticagem indireta, afirma CPSP
Por Santa Portal em 19/02/2023 às 13:00
O Porto de Santos retomou suas atividades com condição de praticagem indireta por volta das 10h deste domingo (19). De acordo com o Capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Sá, Capitão dos Portos, houve melhora das condições climáticas, com ventos de 15 nós (1 nó equivale a 55,5 km/h).
Neste modelo, significa que os navios podem entrar e sair, mas sem o prático a bordo. O prático apenas orienta o comandante pelo rádio, como explica a Santos Port Authority (SPA).
Porto havia fechado
O Porto de Santos passou a operar sob a condição de Impraticabilidade do porto, ficando fechado em virtude da piora das condições meteorológicas, por volta de 15h40 de sábado (18). Na ocasião, foram registrados ventos marcando mais de 30 nós (1 nó equivale a 55,5 km/h) e com ondas ultrapassando 1 metro de altura.
Praticagem indireta
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) forneceu detalhes sobre o funcionamento da praticagem indireta, confira:
Nas manobras de entrada, na condição de praticagem indireta, o Comandante da embarcação, sob sua exclusiva responsabilidade, poderá conduzir a embarcação para entrar no porto, até um lugar seguro que permita o embarque do Prático, observando os sinais ou orientações que, da lancha da praticagem, lhes forem transmitidos pelo Prático, estando devidamente identificado.
Nas manobras de saída, na condição de praticagem indireta, o Comandante da embarcação desembarcará o prático em local abrigado e prosseguirá para fora do porto e barra afora, observando os sinais ou orientações via rádio que, da lancha da praticagem, lhes forem transmitidos pelo Prático