Poços de visita extravasam esgoto em Mongaguá após chuvas e lançam material para o mar

Por Santa Portal em 25/11/2025 às 06:00

Divulgação/Prefeitura de Mongaguá
Divulgação/Prefeitura de Mongaguá

A Defesa Civil de Mongaguá identificou, após as chuvas das últimas 72 horas, o extravasamento de esgoto em diversos poços de visita da Sabesp, estruturas que fazem parte da rede de saneamento e permitem o acesso técnico aos dutos subterrâneos para manutenção e inspeção. Quando sobrecarregados, esses pontos podem transbordar e lançar resíduos nas vias públicas.

Segundo o órgão, apesar do acumulado de chuva, não houve registros de alagamentos, deslizamentos ou outras ocorrências de Defesa Civil. Os pontos de monitoramento urbano permaneceram estáveis. O problema foi localizado especificamente nos poços de visita, que passaram a liberar esgoto para as ruas. O material escoou pelas valas pluviais e acabou sendo carregado até o mar.

A prática, de acordo com a Prefeitura, configura crime ambiental previsto na Lei Federal 9.605/1998, por lançamento de resíduos contaminantes em desacordo com as normas. Equipes de fiscalização ambiental foram enviadas aos locais para verificar a situação, registrar as ocorrências e adotar as medidas administrativas e legais cabíveis.

A Sabesp atribuiu o problema ao lançamento irregular de água de chuva na rede de esgoto. Em nota, a companhia informou que Mongaguá não possui sistema próprio para drenagem pluvial suficiente e, em dias de tempestade, parte dessa água acaba sendo direcionada indevidamente às tubulações de coleta de esgoto, provocando sobrecarga nos poços de visita. A companhia afirmou que essa prática contraria as normas técnicas brasileiras, que exigem a separação total entre os sistemas de esgoto e drenagem.

A empresa iniciou testes com fumaça para identificar imóveis que estariam despejando água de chuva na rede de esgoto. Os casos confirmados serão repassados à administração municipal, responsável pela fiscalização. A Sabesp também destacou que o sistema de esgotamento sanitário é monitorado 24 horas e que vistoria da Cetesb e da Secretaria de Meio Ambiente atestou funcionamento dentro das normas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.