PM Ambiental flagra pesca de 4 toneladas de espécie em extinção; veja vídeo
Por #Santaportal em 18/01/2021 às 19:36
CRIME – Mais de quatro toneladas de peixe em pesca irregular foram apreendidas no último domingo (17), em Santos. A ação foi realizada pelo Policiamento Ostensivo Náutico, realizado pela Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima (CiaMar), do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).
No barco pesqueiro de grande porte, os agentes encontraram grande quantidade de pescado, inclusive da espécie Caranha, nome cinetífico ?Lutjanus cyanopterus?, a qual se encontra em risco de extinção, sendo proibida sua pesca.
Foram contabilizados mais 4,3 toneladas de pescado a bordo, sendo 2,027 toneladas da espécie Caranha e 2,340 toneladas de peixes diversos, os quais foram apreendidos e imediatamente doados a instituições beneficentes da região.
A fiscalização resultou na elaboração de Autos de Infração Ambiental, sendo três por ?Pescar sem a licença do órgão ambiental competente? e quinze por ?Pescar espécies que devam ser preservadas?, totalizando o valor de R$ 1.765.440,00 em multas.
Ação policial
A embarcação era monitorada pelo Programa Nacional de Rastreamento de Embarcação Pesqueira por Satélite (Preps), com auxílio da Fundação Florestal, que identificou modalidade de pesca diferente da permitida em sua licença.
Na mesma data, a Polícia Militar Ambiental Marítima recebeu denúncias anônimas de que a mesma embarcação realizava pesca na modalidade de cerco em áreas proibidas para pesca.
Imediatamente, os militares iniciaram buscas e localizaram o referido barco na entrada do Canal do Estuário de Santos, sendo que três dos 15 tripulantes, todos de Santa Catarina, não possuíam a carteira de pescador profissional.
Na ocasião também foi apreendida a embarcação e uma rede de cerco com 800 metros de comprimento x 45 metros de altura. A ocorrência que teve início na manhã de ontem, sendo concluída na tarde desta segunda-feira (18), devido sua complexidade.