Pinguim com vários ferimentos é resgatado em São Vicente

Por #Santaportal em 22/06/2020 às 20:24

MEIO AMBIENTE – A Guarda Civil Ambiental de São Vicente resgatou por volta das 11 horas de hoje um pinguim que estava em uma marina na Avenida Tupiniquins, no bairro Japuí.

No local foi constatado pela guarnição que era um pinguim-de-magalhães e estava com vários ferimentos: no olho esquerdo, patas e nadadeira direita.

De acordo com informações dos marinheiros, eles avistaram o pinguim boiando e sendo mordido por baiacus. O animal foi encaminhado para o Instituto Gremar, em Guarujá, para avaliação clínica e tratamento.

Vale recordar que em Santos, Guarujá e Bertioga também aconteceram resgates da mesma espécie. “É muito comum o aparecimento de pinguins na região nesta época do ano. Com a chegada do inverno, os alimentos ficam raros msis para o sul e eles, então, nadam para águas mais quentes para se alimentar”, diz o biólogo Luiz Carlos Carlan, formado pela USP e ex-professor do Colégio Santa Cecília.

O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma ave sphenisciforme da família spheniscidae, característico de águas temperadas. Estes animais são classificados no gênero Spheniscus, juntamente com o pinguim-das-galápagos e o pinguim-de-humboldt.

O pinguim-de-magalhães é uma ave de médio porte, medindo 65 a 75 cm; 4,5 a 6 kg. Partes superiores, cabeça, pescoço e asas negras. A maior parte dos exemplares apresenta na cabeça uma faixa branca, que passa por cima das sobrancelhas, contorna as orelhas e se une anteriormente no pescoço; partes inferiores brancas com uma faixa negra e fina contornando o peito e a barriga anteriormente. Os olhos, bico e patas são negros.

A espécie é encontrada nas águas do sul do Atlântico e Pacífico, nas costas da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas. Nem nas suas migrações se afastam muito da terra, permanecendo nos domínios da plataforma continental (60 a 100 km da costa) onde há, em águas menos profundas, maior fartura de peixes (sardinhas) e outros organismos aquáticos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.