Pessoas em situação de rua são vacinadas contra a covid-19 em Guarujá
Por Santa Portal em 02/07/2021 às 06:01
A população em situação de rua de Guarujá começou a ser imunizada contra a covid-19 nesta quinta-feira (1º). A prefeitura contou com um equipe multiprofissional para atender estas pessoas em um ‘Consultório na Rua’. A ação aconteceu na Alameda das Violetas, no Santo Antônio. Foram imunizadas 16 pessoas que ficam naquela região.
Ainda faltam cerca de 60 pessoas em situação de rua que ainda serão localizadas.
A prefeitura deu prioridade para o imunizante da Janssen para estas pessoas, por ser de dose única. Como trata-se de um grupo de pessoas que dificilmente voltaria para receber a segunda dose, a escolha da vacina dá a garantia da imunização.
A vacinação desse público em Guarujá começou em abril. O atendimento a eles é feito com base nos cadastros que a estratégia ‘Consultório na Rua’ possui. O serviço, que faz parte da política de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável por ofertar assistência de saúde às populações em situação de rua.
“Trata-se de uma população flutuante. Ainda falta localizar cerca de 60 pessoas. Seguiremos percorrendo os bairros para atender ao menos esses moradores já cadastrados”, explica o coordenador do ‘Consultório na Rua’, Alexandre Arruda Paula.
Das cerca de 320 pessoas atendidas pela equipe, 262 já receberam ao menos a primeira dose e 134 já concluíram o ciclo vacinal.