Parque da Serra do Mar ganhará arvorismo e unidade de combate a incêndio
Por Jorge Abreu/Folhapress em 19/01/2025 às 07:00
O Parque Estadual da Serra do Mar, a maior unidade de conservação de mata atlântica no Brasil, deve receber melhorias voltadas à preservação e à visitação do local. A área do parque conhecida como Caminhos do Mar será revitalizada, e novas atrações devem ser criadas, conforme projeto.
Para quem gosta de aventura em contato com a natureza, o arvorismo deve ser uma das novas atividades a serem implementadas, de acordo com o planejamento. A prática consiste em percorrer circuitos suspensos, que conectam árvores por meio de plataformas, cabos e passarelas. O parque já contava com tirolesa.
A área do Caminhos do Mar, que tem ao todo 274,59 hectares, deve receber também uma unidade de combate a incêndios florestais. O espaço ainda deve ter novas quadras, decks flutuantes e uma estação meteorológica.
O projeto de modernização do parque conta com R$ 25,3 milhões para execução da obra. O recurso é proveniente do Fundo Clima, na modalidade Florestas Nativas, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e será repassado à concessionária Parquetur.
“O turismo e a recreação podem ser a primeira forma de contato com a natureza, em especial para quem mora em cidades, e servirem para conscientizar da necessidade de preservar os ecossistemas”, disse Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, em comunicado.
A região dos Caminhos do Mar abriga a antiga estrada de Santos, trajeto de Dom Pedro 1º na Proclamação da Independência, reconhecida como patrimônio ambiental e histórico.
O projeto de revitalização contempla ainda o restauro de oito monumentos históricos construídos pelo arquiteto francês Victor Dubugras: Monumento do Pico, Pontilhão Raiz da Serra, Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista, Calçada do Lorena/Padrão do Lorena, Rancho da Maioridade, Ruínas e Pouso Paranapiacaba.
As obras de atualização da infraestrutura devem incluir ainda melhorias na estrutura elétrica e de internet, na bilheteria, no serviço de alimentação, na loja de serviços, no estacionamento, em bases de apoio e na chamada casa de visitas Alto da Serra (centro de apoio de visitantes em casarão de 1926).
É prevista também a criação de 70 novos postos de trabalho a partir dessas melhores, 14 deles diretos e 56 indiretos.
As datas de entrega das obras ainda não foram divulgadas.
Biodiversidade
O Parque Estadual Serra do Mar foi criado em 1977 e é a maior unidade de conservação natural no estado de São Paulo, com seus 322,2 mil hectares abrangendo 23 municípios. A área conhecida como Caminhos do Mar é gerida pela empresa Parquetur, por meio de concessão, desde 2021.
Segundo projeção da concessionária, cerca de 102 mil visitantes passaram pelo local em 2024. Em 2023, a área recebeu 75,8 mil turistas.
Rico em biodiversidade, o Parque da Serra do Mar abriga 117 espécies de animais nativos identificados, como jaguatiricas, quatis, tamanduás-mirins, bichos-preguiça e 94 tipos de aves.
Dentre as 38 espécies de plantas encontradas no parque, se destaca o palmito-juçara, palmeira que pode chegar a até 20 metros de altura. A árvore está ameaçada de extinção devido ao extrativismo, hoje restrito e regulamentado por lei.