Padre Claudenil fala sobre celebração de Nossa Senhora do Monte Serrat
Por Rodrigo Martins em 08/09/2021 às 06:01
O Santa Portal entrevistou o padre Claudenil Moraes da Silva sobre a comemoração do Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, que será realizada nesta quarta-feira (8). Esse é um dos eventos religiosos mais tradicionais da Baixada Santista.
No bate-papo exclusivo, o padre revelou detalhes da organização da festa e falou sobre a expectativa para a celebração da padroeira da cidade.
Veja abaixo a entrevista exclusiva com o padre Claudenil:
Como será a celebração de Nossa Senhora do Monte Serrat desse ano?
Padre Claudenil: A celebração de Nossa Senhora do Monte Serrat deste ano ainda será realizada restrições, em razão das dificuldades impostas pela pandemia, porém com maior abertura. Não haverá procissão, mas teremos duas carreatas, sendo uma na descida de Nossa Senhora do Monte Serrat, e outra na subida.
No dia 8, quando será a festa propriamente dita, teremos seis missas. Após a celebração da Santa Missa na Catedral, haverá uma grande carreata passando pela Prefeitura, renovando os compromissos de Consagração de Nossa Senhora e passando pela Ponta da Praia, pela Avenida Afonso Pena, pelo Embaré e voltando para a Catedral.
Depois a imagem de Nossa Senhora vai percorrer a Avenida Conselheiro Nébias, no Boqueirão, passando pela Universidade Santa Cecília e seguindo um longo trajeto por diversas vias da cidade de Santos até a volta para o Monte Serrat. De lá, a santa será colocada no Bonde Funicular por volta das 18h30 e, depois, os soldados trazem a imagem de volta para o Santuário de Nossa Senhora, onde os festejos serão concluídos.
Depois de um ano tão difícil em 2020, com restrição de público, como os devotos terão maior acesso ao festejos desse ano?
Padre Claudenil: A estrutura para a festa deste ano parece muitíssimo, ou ao menos 90%, com aquilo que nós planejamos para o ano passado, mas os devotos terão mais acesso na edição desse ano. Estamos com muita gente vacinada, então teremos uma ocupação maior durante as celebrações.
As pessoas que queiram participar da missa em novena nestes dias precisam procurar a Catedral para retirarem suas credenciais antecipadamente e garantirem presença porque precisamos controlar o número de pessoas participantes durante as celebrações.
Mas um detalhe muito importante é que a visitação da imagem de Nossa Senhora pode acontecer durante o dia todo sem credencial, sem problemas, sem dificuldade para os devotos. Desta forma, as pessoas poderão participar dos festejos com distanciamento social e seguindo todos os protocolos sanitários.
LEIA MAIS
>> Devotos celebram fé e falam sobre devoção por Nossa Senhora do Monte Serrat
>> Conheça a história da Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos
>> Descida e carreata de Nossa Senhora do Monte Serrat são marcadas por fé e emoção
>> Nossa Senhora do Monte Serrat desce o morro e carreata percorre Santos neste domingo
>> Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat terá restrições pelo segundo ano seguido
Essa é uma das principais celebrações do catolicismo na região. Para os católicos essa celebração também serve como uma renovação da fé na padroeira de Santos?
Padre Claudenil: Com certeza celebrar o Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat não é apenas a realização de uma grande festividade. É uma oportunidade de celebrar uma renovação da nossa fé, celebrar a esperança de dias melhores, de tempos melhores para as nossas vidas e para o mundo, enquanto tivemos dias difíceis em razão da pandemia. Nada melhor que celebrar essa esperança, essa fé, com a de Nossa Senhora mãe de Deus e da nossa padroeira de Santos.
Como é a história de Nossa Senhora do Monte Serrat e dos milagres atribuídos a ela?
Padre Claudenil: A Nossa Senhora do Monte Serrat tem uma característica diferente, o começo de sua história nos remete a Espanha. A história da santa começou muito antes, no século VI, na Espanha. A imagem dela, que teria sido levada por São Pedro, ficou escondida em uma caverna da montanha Monte Serrat durante a invasão dos mouros, no século 8, e só foi encontrada quase 200 anos depois por pastores da região. A partir daí foi ganhando vários fieis, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat no meio cristão.
Sobre a relação com Santos, pela história, o povo pediu proteção para Nossa Senhora em 1615. Naquela ocasião, durante uma incursão dos piratas holandeses à costa santista, boa parte da população de Santos se refugiou no monte, com medo.
No local havia a capela (recém-construída pelo governador geral do estado do Brasil, D. Francisco de Souza) para a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat. Logo depois, o caminho que era percorrido pelos corsários para alcançar a população refugiada desmoronou, resultando no soterramento da maioria dos invasores. Isso fez com os que sobraram desistissem de subir o morro para invadir, o que era na época, a pequena Vila de Santos.
(Nota da Redação: Em 1954, o Papa Pio XII confirmou o título de Patrona da Cidade de Santos para Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 8 de setembro de 1955, o Cardeal Mota, de São Paulo, promoveu a coroação dela).
Gostaria que o senhor falasse da sua relação com essa celebração. Há quantos anos o senhor já participa dos festejos? É uma emoção diferente a cada ano?
Padre Claudenil: Participo da festa desde 2017 como organizador e a cada ano com a mesma devoção. Tenho o mesmo carinho que tinha desde 1994, quando participei pela primeira vez desta festa. Mas a relação é diferente agora, como organizador.
Tem outro toque porque a gente entende os bastidores, entende como se dá a preparação, o relacionamento com a Prefeitura, com as pessoas, com os devotos, com a imprensa… enfim, com todos aqueles que de uma forma ou de outra procuram ajudar e participam deste momento de celebração.
Também não posso deixar de destacar a participação de muitos voluntários, que se colocam à disposição para ajudar, para fortalecer ainda mais a sua fé e muitos deles se dedicam de corpo e alma para a festa de Nossa Senhora do Monte Serrat. Para mim é emocionante ver a colaboração da comunidade e da população santista como um todo. Mas, particularmente, a cada ano é uma emoção diferente.
Muitos são os milagres atribuídos a Nossa Senhora, a gente ouve isto no dia a dia, principalmente sinais de cura e diagnósticos especiais. São acontecimentos importantes para as pessoas que não tinham um diagnóstico e pedindo a Nossa Senhora que intercedessem.
Essas situações dão um sentido novo para a vida das pessoas. É algo muito especial e motivo de alegria saber que a Nossa Senhora do Monte Serrat muda a vida de tantas pessoas.
O senhor poderia falar qual a importância dos festejos de Nossa Senhora do Monte Serrat serem transmitidos pela Santa Cecília TV?
A Santa Cecília TV há mais de 20 anos tem se dedicado a fazer as transmissões, a cobertura completa desta festividade, não somente durante o dia, mas desde a sua preparação. Destaco muito particularmente a celebração do ano passado.
Pela necessidade, em virtude da pandemia, muitas pessoas que estavam em casa e que gostariam de estar na festividade puderam acompanhar todos os detalhes pela Santa Cecília TV, que mais uma vez abriu as suas portas para transmitir a celebração via TV e através também das suas mídias sociais. Foram seis horas da sua programação dedicadas ao Dia da Padroeira de Santos, com um belíssimo trabalho de toda a equipe da Santa Cecília TV.
Vivemos tempos tão difíceis, com a pandemia afetando a vida de tantas famílias em nosso Brasil, que celebrar a festividade de Nossa Senhora do Monte Serrat é renovar a nossa fé, é encher-se novamente de esperança. É um momento de reunir os irmãos, congregá-los na mesma fé, no mesmo amor e na mesma caridade.
Portanto, é um momento muito esperado, um momento muito particular para todos que somos devotos de Nossa Senhora do Monte Serrat e ficamos felizes de que a Santa Cecília TV esteja mais uma vez conosco, contribuindo para espalhar uma mensagem de fé para os moradores de nossa região e para todos os brasileiros.
Confira a programação para o Dia da Padroeira de Santos
A programação do dia acontecerá toda na Catedral
6h – Santa Missa – Pe. Claudenil Moraes da Silva – Catedral. (Credencial necessário)
7h30 – Santa Missa – Pe. Thiago de Miranda Branco Neto – Paróquia São Vicente Mártir. (Credencial necessário)
9h – Santa Missa – Pe. Ricardo de Barros Marques – Paróquia São Paulo Apóstolo. (Credencial necessário)
10h30 – Santa Missa – Pe. Antonio Baldan Casal – Seminário Diocesano São José. (Credencial necessário)
12h – Santa Missa – Pe. José Myalil Paul – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. (Credencial necessário)
14h – Santa Missa, na Catedral, presidida por Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Diocesano. (Credencial necessário)
Em seguida acontecerá a carreata, com início previsto para às 15h30, conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o Paço Municipal de Santos, onde haverá Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, e depois percorrendo diversas ruas da nossa Cidade, retornando para o Bonde Funicular, com previsão de chegada às 18h30, onde nos despediremos da Imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat.
Trajeto: Praça José Bonifácio, R. Gal. Câmara, Praça Mauá (Prefeitura de Santos), Praça Rui Barbosa, R. Frei Gaspar, R. Amador Bueno, Av. Senador Feijó, Av. Rangel Pestana (Pista da Esquerda), Av. Ana Costa, retorna na Praça Independência, Av. Ana Costa, Av. Francisco Glicério, Av. Afonso Pena (UPA Zona Leste), Av. Gov. Mário Covas Jr. (Mercado do Peixe), Praça Gago Coutinho, Av. Rei Alberto I, Av. Almirante Saldanha da Gama, Av. Bartolomeu de Gusmão, Av. Conselheiro Nébias (Hospital dos Estivadores), R. João Pessoa, R. Frei Gaspar e Av. São Francisco até a Praça Correia de Melo, chegando ao Bonde Funicular.
Foto: Divulgação