Obras na Ponte dos Barreiros começam nesta segunda-feira e devem durar um ano

Por Marcela Ferreira em 14/06/2021 às 19:29

As obras da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, foram retomadas nesta segunda-feira (14), com previsão de término para o ano que vem. Dentro de doze meses, a ponte deve ter as vigas recuperadas, além das estacas e faixa de rolamento. 

A empresa vencedora da licitação foi a Jatobeton Engenharia. Nesta segunda, representantes da empresa, além do prefeito Kayo Amado (Pode) e membros da  secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) estiveram no local.

Diferentemente da primeira vez, a ponte não será totalmente interditada. Apenas uma das faixas ficará bloqueada para o trânsito de veículos, o que irá facilitar a locomoção de moradores da Área Continental de São Vicente.

“Esse é o início da obra final da Ponte dos Barreiros. Hoje podemos ver o canteiro de obras criado e sendo reestruturado em um local estratégico, ao lado da ponte, no antigo centro náutico da Cidade”, afirmou o prefeito.

Obras Ponte dos Barreiros em São Vicente
A partir do dia 10 de julho, serviços de recuperação serão feitos na parte submersa (Foto: Andressa Lara/Santa Portal)

O prefeito Kayo Amado afirmou que a Ponte dos Barreiros não será fechada completamente durante os trabalhos de reforma. Em alguns momentos haverá a necessidade de um fechamento parcial, que contará com o modelo pare e siga para o fluxo de veículos.

“A estimativa é que, na primeira semana de julho, a ponte seja parcialmente interditada, com o trânsito em sistema pare e siga. No começo vai ser um pouco difícil para a população por conta do tráfego, mas a medida é necessária para resolvermos o problema da ponte, de uma vez por todas, trazendo segurança para os moradores de São Vicente e para milhares de pessoas que utilizam o equipamento todos os dias”, concluiu.

Fases da obra

O secretário da Sedup afirmou que essas obras vão recuperar totalmente as condições da Ponte dos Barreiros. “Estamos iniciando a recuperação estrutural da ponte, atingindo 100% das estacas, vigas e tabuleiro”, afirmou Paulo Fiamenghi.

Ele ainda disse que, nesta fase de obras, serão continuados os serviços feitos na etapa emergencial. “Nós fizemos 20% das estacas, que foram recuperadas naquele momento. Agora nós vamos recuperar as 200 estacas que estavam prejudicadas, e vamos além disso fazer toda a recuperação estrutural da parte das vigas. Depois, nós vamos terminar toda a parte de tabuleiro, nova pavimentação, iluminação, vamos deixar ‘zero’, uma ponte nova nesse prazo de 12 meses de obra”.

Obras Ponte dos Barreiros em São Vicente
Apenas uma faixa ficará liberada para o tráfego de veículos durante as obras (Foto: Andressa Lara/Santa Portal)

Luiz Moura, que é o engenheiro civil responsável pela obra da empresa Jatobeton, contou que, a princípio, está sendo montado o canteiro de obras. Os trabalhos na ponte devem começar a partir de 10 de julho.

“Temos um mês para montar o canteiro de obras, mas já perto do dia 10 de julho vamos estar iniciando a segregação das faixas de rolamento, vamos separar uma para que nós possamos trabalhar primeiramente de um lado da ponte. Desse lado vai ser feito o aumento das proteções de concreto dos pedestres, que separam as faixas de rolamento da calçada, e o início da montagem dos andaimes suspensos para a execução da recuperação das vigas. Nos meses seguintes começaremos os trabalhos com as estacas aparentes e submersas”.

Melhoria para os moradores

A enfermeira Otília Augusta Santos Neta é moradora da Vila Mathias, na Área Continental de São Vicente, e trabalha em São Paulo. Ela conta que depende do transporte público para se locomover, e comemorou que a obra não irá interditar completamente a ponte desta vez.

Nos sete meses em que foram realizadas as obras emergenciais na Ponte dos Barreiros, a enfermeira contou que realizava o percurso a pé, debaixo de chuva, e muitas vezes no escuro. “Fico muito feliz que dessa vez fizeram uma organização melhor para a ponte não ser totalmente interditada”, diz.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.