11/01/2022

Número de funcionários de bancos infectados por covid-19 preocupa sindicato na Baixada Santista

Por Noelle Neves em 11/01/2022 às 21:30

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região declarou, na última sexta-feira (7), que desde o início do mês, mais de 90 funcionários de agências localizada na Baixada Santista foram diagnosticados com covid-19. De acordo com a diretoria, essa é uma consequência da “imposição do trabalho presencial” nos bancos.

“Se confirma o alerta feito pelo movimento sindical bancário, de que teria sérias consequências a decisão precipitada dos bancos de obrigar a categoria a retornar ao trabalho presencial. Além da pandemia estar fora de controle, com o aparecimento de variantes como a Ômicron, mais contagiosa, e a Delta, mais fatal, no Brasil e em todo o mundo, aumentaram rapidamente os contaminados pelo vírus influenza H3N2, que se transformou rapidamente em epidemia”, pontuou a nota.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que reúne as grandes instituições, houve uma elevação no número de casos de contaminações pela Ômicron. “O setor é sensível porque faz parte do grupo dos serviços considerados essenciais, como saúde, segurança e alimentação”, dizia o comunicado.

Confira o posicionamento dos bancos abaixo

Bradesco

Em caso de confirmação de funcionário de Agência estar com o novo coronavírus, o Banco opta pelo fechamento temporário da unidade para a realização do processo de sanitização no prédio. Trata-se de medida preventiva que tem o objetivo de evitar o risco de propagação da doença.

Caixa Econômica

A CAIXA atua para prevenir e cuidar da saúde e segurança dos seus empregados, colaboradores e clientes. O banco adota todas as medidas preventivas e sanitárias estabelecidas pelas autoridades competentes, priorizando controle e mitigação dos riscos de transmissão do Covid-19.

Os empregados que apresentam teste positivo para COVID-19 são imediatamente afastados e demais membros da equipe são monitorados. A partir disso, a unidade de lotação do empregado é totalmente higienizada para o atendimento com segurança aos clientes. Caso necessário, há deslocamento de empregados de outras agências para reforço no atendimento da unidade, após a higienização.

Seguem algumas das medidas adotadas pelo banco:

▶️ disponibilização de álcool em gel para clientes e empregados;

▶️ máscaras para todos os empregados;

▶️ proteção de acrílico nos guichês das agências, assim como nos balcões;

▶️ demarcação do piso, para garantir o distanciamento social;

▶️ solução de teleorientação e telemedicina, ampliando os cuidados com a saúde dos empregados.

Santander

O Santander informa que agências na Baixada Santista foram fechadas nesta segunda-feira (10), conforme protocolos de saúde e segurança do banco. O retorno do atendimento ao público está programado para amanhã (12).

Neste período, as alternativas aos clientes da agência Independência, em Santos, são a agência Gonzaga (0171), localizada na rua Dr. Galeão Carvalhal, 35, e a agência Ana Costa, na avenida Ana Costa 185.

Já os clientes da agência Centro, de Praia Grande, encontram atendimento normal nas agências Costa e Silva (4357), que fica na avenida Presidente Costa e Silva, 80, e agência Vila Tupi (1546), na avenida Presidente Kennedy 5.152.

Banco do Brasil

As agências do BB na Baixada Santista estão com atendimento normal. Segundo a assessoria do banco, agências que tiveram paralisação do atendimento estão em outras localidades.

“Reforçamos que quando são apresentados casos de funcionários que apresentaram sintomas e testaram positivo para a covid-19, as agências têm acionado os protocolos de enfrentamento e higienização e, por esse motivo, podem ocorrer momentos de interrupção de atendimento”, informou o BB por meio de nota.

Itaú

O Itaú Unibanco informa que as agências da Vila Caiçara (Praia Grande – SP) e do Jardim Casqueiro (Cubatão – SP) foram fechadas temporariamente por suspeita de que profissionais possam estar com covid-19. Quem esteve em contato com estes colaboradores está temporariamente afastado das atividades e o local passará pelo processo de higienização, ainda hoje, seguindo todos os protocolos de segurança e fazendo uso dos antissépticos adequados, com previsão de reabertura amanhã (12).

O banco orienta ainda que os clientes priorizem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas dessa forma, como pagamento de títulos e boletos, negociação de dívidas, solicitação de segunda via de cartão, entre outros serviços.

Mercantil do Brasil

O Mercantil do Brasil atua em quatro cidades da Baixada Santista, sendo dois pontos de atendimento em Santos, dois em São Vicente, um em Itanhaém e um em Cubatão. 

Nesses pontos, assim como em toda a rede MB, temos seguido os protocolos de segurança, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde, desde o início da pandemia. Os colaboradores com sintomas gripais são imediatamente afastados e acompanhados pelo time de Saúde, até que tenham condições de retomar as atividades. No momento, todos os nossos pontos de atendimento estão em funcionamento.

O banco também lançou um hotsite especial sobre a pandemia para que os clientes possam se informar sobre as agências que estão em funcionamento, orientar sobre como realizar diversos serviços pelo aplicativo e sanar dúvidas na área de “Perguntas e respostas”. Mantém, ainda, outros canais de atendimento que podem solucionar determinadas demandas do cliente sem a necessidade de deslocamento até uma agência, garantindo a segurança de todos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.