Novo CCO vai reunir imagens de 1,3 mil câmeras em tempo real, em Santos
Por #Santaportal em 11/09/2020 às 12:43
MONITORAMENTO – O novo Centro de Controle Operacional de Santos (CCO) foi inaugurado nesta sexta-feira (11), no Embasamento do Paço Municipal. A unidade, uma grande central de inteligência, que fará o monitoramento do Município, em tempo real, irá reunir as imagens de 1,3 mil
câmeras do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).
O sistema permitirá o trabalho conjunto entre órgãos de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço Móvel de Urgência (Samu). Também vai integrar operações de trânsito, com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), além de serviços de iluminação, gás e água e proteção do meio ambiente.
Nós estamos muito felizes por entregar mais um serviço de ponta para a população santista. Isso vai permitir um tempo de resposta das equipes que estão na rua, muito mais rápido, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Del Bel.
Segundo ele, serão 21 postos de atendimento, fora a parte de telefonia e dois videowalls (equipamento que consiste em uma série de monitores conectados, formando uma grande tela), que permitirão a visualização, em tempo real, das câmeras instaladas em pontos estratégicos do Município.
Todas as imagens serão arquivadas e poderão ser utilizadas pelas polícias militares, Civil e Federal, em investigações. Com isso, a gente espera um serviço de monitoramento de altíssima qualidade na Cidade.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), comemorou a conquista para a Cidade de Santos. Segundo ele, o novo CCO possibilitará mais segurança ao Município, além de possibilitar o esclarecimento de ocorrências policiais com mais agilidade.
“Começamos a pensar nesse projeto em 2013, quando nós tínhamos instaladas 188 câmeras na Cidade, num espaço de 40m², que era o nosso centro de controle, e nós fomos buscar em experiências internacionais, mais bem sucedidas, como Nova Iorque, Bogotá. Fomos ao Rio de Janeiro também conhecer o centro de controle operacional e buscamos trazer para Santos o que há de mais moderno, em termos de novas tecnologias, integração de serviços públicos. Está sendo entregue hoje, certamente, um dos mais modernos Centros de Controle Operacional do Brasil”.
Foto: Andressa Lara/Santa Cecília TV