No segundo dia em Guarujá, Bolsonaro fala menos com jornalistas e esbanja simpatia com admiradores
Por Ted Sartori/#Santaportal em 23/02/2020 às 22:32
VISITA – No segundo dia completo em Guarujá, o presidente Jair Bolsonaro foi menos falante com os jornalistas, mas não repetiu esse comportamento com seus admiradores e não poupou palavras. O comportamento valeu tanto para Guarujá quanto para Praia Grande.
Por volta das 10h15, Bolsonaro deixou o Forte dos Andradas, em Guarujá, local no qual está passando o Carnaval, para ir até Praia Grande. Na saída, recebeu o carinho das pessoas que se aglomeravam perto da entrada, em especial de muitas mulheres.
Já em Praia Grande, o presidente esteve em uma padaria e em um supermercado, os dois na Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte. Nas ruas, Bolsonaro foi constantemente parado por populares, posou para selfies e distribuiu sorridos. Todos gritavam ‘mito’, ‘mito’, apelido que se popularizou ainda durante a campanha eleitoral.
Depois, ele esteve na Fortaleza de Itaipu, também na cidade. Ele iria deixar o local por volta de 13h40, mas não conseguiu. Bolsonaro ficou quase uma hora atendendo aos simpatizantes, posando para fotos e receptivo a todos os cumprimentos. Como fez na ida, a comitiva voltou pela estrada rumo ao Forte dos Andradas.
Enquanto o presidente não retornava, a segurança estava mais rígida para imprensa e curiosos, com direito à revista com detector de metais. A prática deste domingo foi diferente da executada no sábado, quando nada houve neste sentido.
A chegada de Jair Bolsonaro aconteceu em torno de 15h30. Ele desceu de um dos carros da comitiva e cumpriu o roteiro: falou com simpatizantes, posou para fotos, distribuiu sorrisos, porém não conversou com a imprensa, apesar dos insistentes chamados dos repórteres, e entrou no Forte dos Andradas.
Alegria
A presença de Bolsonaro fez a alegria da família do comerciante Marcelo Silva, de 40 anos, e a esposa, a empresária Aucilene Araújo, de 37. Eles trouxeram os filhos Zeus, de 8, e Cindy, de 5, para ver o presidente de perto. “Vimos ontem pela internet e eles quiseram vir. O zeus até chorou”, disse a mãe.
O mais empulgado da família que reside no Jardim Virgínia, também na cidade, era Zeus. Tanto ele quanto a irmã vestiam camisetas com a foto de Bolsonaro. ‘Gosto dele porque ele não é corrupto como o Lula, a Dilma e o Temer’, disse. Cindy concordava com a cabeça.
O comerciante Valter Pereira de Santana, de 66 anos, foi outro que ficou satisfeito, ao tirar uma foto com Bolsonaro no Forte dos Andradas. Ele trouxe de São Vicente uma van toda adesivada em homenagem ao presidente.
Embora acompanhe a ascensão de Bolsonaro até a presidência deste 2018, incluindo manifestações em vários locais do Brasil, é a primeira vez que compareceu ao local durante uma estada de Bolsonaro.
‘Fui criado com rigidez. E o Brasil estava bom com o Exército. Quando mudou, só veio roubo’, comenta, ao lado da esposa Clea.
A previsão inicial é que Jair Bolsonaro permaneça na região até quinta-feira (27).

Ted Sartori/#Santaportal
