No primeiro dia completo de Bolsonaro em Guarujá, povão, feijoada no Forte e pizza no Iate Clube
Por Ted Sartori/#Santaportal em 22/02/2020 às 21:08
BOLSONARO – O presidente Jair Bolsonaro fechou o seu primeiro dia completo em Guarujá comendo pizza junto com sua comitiva no Iate Clube de Santos, em um evento restrito na presença do comodoro (presidente) Berardino Antonio Fanganiello e que não permitiu fotos. A chegada ao local foi por volta de 19h15.
Pela manhã, Bolsonaro caiu nos braços do povo e provou que com ele nunca há tempo ruim, apesar do céu nublado. Ele tomou café em uma padaria e foi a mais de um supermercado. Nos estabelecimentos comerciais, Bolsonaro cumprimentou as pessoas, posou para selfies e foi só sorrisos, brincando com quem aparecia pela frente.
Até em um ônibus municipal de Guarujá o presidente fez questão de entrar. Bolsonaro acenou para o coletivo da linha 41, na Avenida General Rondon, próximo ao Forte dos Andradas, e posou com o motorista Edivaldo Severino da Silva, desejando um bom trabalho.
Por volta de 11h30, Jair Bolsonaro retornou para o Forte dos Andradas, local no qual está hospedado. Ele desceu a uma esquina da instalação militar e veio a pé, acompanhado pelos seguranças. E falou rapidamente com a imprensa atenta a todas ás movimentações do presidente.
Dentre os assuntos tratados, o presidente pediu para as pessoas terem paciencia que a reforma da Ponte dos Barreiros irá sair. Bolsonaro que o Brasil não é a China que constrói um hospital em 10 dias, como aconteceu para o coronavirus.
A Ponte dos Barreiros, por sinal, foi um dos assuntos tratados com a deputada federal Rosana Valle (PSB), que chegou ao Forte dos Andradas por volta de 12h30 para almoçar com Bolsonaro, que estava vestido com a camisa do Goiás. Na visita anterior do presidente, em janeiro, Rosana não compareceu porque estava viajando. Os dois saborearam uma boa feijoada.
‘As pessoas estão agoniadas e com razão. Chove ou faz calor e elas tem que caminhar. Mas temos que vencer os trâmites burocráticos para evitar que o dinheiro seja desviado . Se essa burocracia atrapalha, ela também e necessária para o bom uso do dinheiro público. Então não há o que fazer. A gente precisa agilizar. O prefeito está empenhado nisso e nos temos que acomoamhar’, comentou a parlamentar.
Ainda no encontro, Bolsonaro determinou ao secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que venha ao Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) para tratar da possibilidade de implantação do projeto da deputada federal para o espaço.
A deputada quer recuperar o Terminal de Pesca, bastante deteriorado, valorizar a atividade dos pescadores e ainda abrir no local um curso para a formação de jovens mecânicos de motores e demais habilidades ligadas ao setor náutico.
O presidente também disse que pretende resolver as pendências que impedem a instalação do Complexo Andaraguá, em Praia Grande. A luta do empresário André Ursini para viabilizar o empreendimento já dura 15 anos.
A iniciativa prevê um aeroporto de cargas com pista de 2,6 quilômetros e um condomínio industrial para abrigar 212 galpões. O empreendimento ocupará área de 3,4 milhões de metros quadrados, às margens da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. ‘Sai muito satisfeita do encontro’, completa Rosana Valle.
A chuva intermitente acabou diminuindo muito o número de curiosos e admiradores de Bolsonaro nas imediações do Forte dos Andradas. Ou quase.
A educadora infantil Cleonice Reginato, de 50 anos, veio de Andirá, no Paraná, passar o Carnaval na casa da sobrinha Franciele, que reside em Vicente de Carvalho, em Guarujá.
As duas aproveitaram a ocasião para tentar uma foto com o presidente Jair Bolsonaro no Forte dos Andradas, mas acabaram espantadas pela chuva.
‘Antes que ela viesse, avisei que o Bolsonaro viria para o Guarujá’, disse Franciele. ‘Amanhã a gente tenha de novo. Quem sabe o tempo melhora’, emenda Cleonice.
A previsão inicial é que Jair Bolsonaro permaneça até quinta-feira (27) em Guarujá.
Divulgação

Ted Sartori/#Santaportal