No dia do co-padroeiro de Itanhaém, pontos turísticos da cidade são homenagens
Por #Santaportal em 05/06/2015 às 14:20
ITANHAÉM – São José de Anchieta, um dos personagens mais ilustres do Brasil, é homenageado em Itanhaém em diferentes pontos turísticos que preservam a sua história e marcam sua passagem pela cidade. Na segunda-feira (9) é comemorado o dia do padroeiro do município e a população conta com belos atrativos que podem ser visitados por aqueles que gostam de turismo histórico, religioso e de belezas naturais.
Um dos locais mais importantes é a Passarela de Anchieta, com 220 metros de extensão, que dá acesso a Cama de Anchieta, onde o santo meditava. De frente para o mar, o ambiente chama a atenção pela paisagem. A construção da passarela é resultado da parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e o Governo das Ilhas Canárias.
Aos seus arredores, no Morro do Paranambuco, estão os Painéis de Anchieta, construídos nas caixas d’águas da Sabesp com mosaicos feitos de pastilha de vidro que podem ser visualizados de longe e com iluminação especial.
Mais um atrativo é o Pocinho de Anchieta, uma piscina natural, localizado na Praia do Cibratel. Segundo registros históricos, São José de Anchieta orientou os índios a construir o contorno de pedras para facilitar a pesca. Além de muito tranquilo, é um ambiente que proporciona lazer e diversão para todos os banhistas.
Demonstrando sua importância, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, fica o monumento a Anchieta. A obra retrata sua passagem por Itanhaém e é do escultor Luiz Morrone, mesmo autor do desenho do brasão do Estado de São Paulo.
Ainda no Centro Histórico, está localizado o Museu Conceição de Itanhaém, onde fica a cópia da carta de Batismo de Anchieta. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. A entrada custa R$ 2.
Sua passagem também ficou marcada no Convento, na capela onde está a imagem denominada Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Virgem de Anchieta , da qual o jesuíta, hoje santo, era devoto. As visitas ao local podem ser feitas de terça a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada custa R$ 5.
Homenagem
São José de Anchieta é um dos personagens mais importantes para a história de Itanhaém, do Brasil Colonial e da Igreja Católica e foi canonizado santo pelo Papa Francisco em abril de 2014. Ele é o terceiro santo brasileiro da Igreja Católica, passando a ser chamado de São José de Anchieta. No mesmo ano, a Lei Municipal 3.928, de 2 de junho de 2014, proclamou São José de Anchieta co-padroeiro da cidade de Itanhaém.
Padre José de Anchieta
Nascido na cidade de San Cristobal de La Laguna, na Espanha, em 19 de março de 1534, José de Anchieta foi um padre jesuíta que atuou na catequização de índios e evangelização no Brasil durante a segunda metade do século XVI. Foi também teatrólogo, historiador e poeta. Morreu, em 9 de junho de 1597, em Iriritiba, hoje chamada de Anchieta no estado do Espírito Santo.