No colorido das pipas, o perigo da morte pelo novo coronavírus em Bertioga
Por #Santaportal em 19/05/2020 às 08:48
BERTIOGA – No céu, o colorido das pipas enfeitava o céu. Na terra, o risco de mortes pelo novo coronavírus pela aglomeração que se formou, com muita bebida e música alta. Foi a imagem preocupante que se constatou no Jardim Vicente de Carvalho, em Bertioga, na manhã de domingo (17) e que se arrastou durante boa parte do dia.
Pelo menos 150 pessoas participavam de um festival de pipas e, segundo informações, a Polícia Militar teria passado pelo local em patrulhamento, observado o movimento e foi embora.
Em nota, a Prefeitura de Bertioga respondeu que não recebeu denúncia sobre o campeonato em questão. O Poder Público acrescenta que a ação determinada para evitar contaminação por conta da pandemia é orientar a população sobre os riscos de aglomeração de pessoas e solicitar a dispersão. Havendo outras infrações, como de trânsito ou comércio irregular, as medidas necessárias devem ser tomadas. E finaliza dizendo que, em caso de questões criminais, como uso de drogas, a Polícia Militar deve ser acionada.
Também em nota, a Polícia Militar informa que foi acionada e que, no local, para garantir a segurança da população, o policiamento preventivo foi realizado no entorno. Nesse período de pandemia, também informa a corporação, a Polícia Militar vem realizando trabalho de conscientização, diuturnamente, junto a população, através de áudios transmitidos pelas viaturas policiais, informando os riscos da exposição e as medidas de segurança a serem adotadas contra o coronavírus.
Confira as imagens, cedidas pela página Aconteceu em Bertioga e obtidas em redes sociais diversas:
Pagode clandestino
Já em Praia Grande e no mesmo dia, outro exemplo de desrespeito à quarentena: foi promovido um pagode em uma casa com piscina, com direito a churrasco.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) que não chegou nenhuma solicitação ou denúncia ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) a respeito da referida ocorrência.
A Administração Municipal esclarece ainda que o Município adotou as medidas preventivas de distanciamento social, entre elas a orientação para que as pessoas evitem aglomeração como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Por fim, a Prefeitura orienta também que caso os munícipes presenciem situações de aglomeração denunciem à GCM pelos telefones 199 e 153, uma vez que a corporação inclusive conta com Forças-tarefas a fim de identificar eventuais casos de desrespeito às orientações.