Navio Costa Fascinosa fará manutenção em fundeio
Por #Santaportal em 06/04/2020 às 13:19
CORONAVÍRUS – A Anvisa autorizou que o navio Costa Fascinosa se desloque hoje para a barra do Porto de Santos/SP, uma área destinada a navios que estão em fundeio.
O objetivo é permitir que o navio realize manutenções obrigatórias, exigidas pelas autoridades portuárias e a Marinha.
O navio continua em quarentena e após esta operação deve atracar novamente no porto para que a Anvisa continue o monitoramento da situação de saúde a bordo.
Histórico
No domingo (5), a Agência autorizou o desembarque de 75 brasileiros que trabalhavam a bordo do navio atracado no Porto de Santos.
A operação começou às 9h de domingo e foi toda monitorada pela equipe da Anvisa em Santos/SP.
A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que neste momento é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e fazer com que as pessoas cumpram o isolamento em casa.
Os tripulantes foram monitorados nos últimos dias. Além disso, todos passaram por análise clínica e fizeram teste para Covid-19 para poder desembarcar de forma segura.
Ao todo foram aplicados 75 kits de testagem rápida nos tripulantes e nenhum apresentou sintomas da doença. Os testes são de uso profissional e exigem conhecimentos na área de saúde para serem interpretados.
Com o desembarque dos 75 tripulantes brasileiros, o Costa Fascionosa permanece com 679 tripulantes a bordo da embarcação. Antes do desembarque de domingo, 9 tripulantes haviam saído do navio para atendimento de emergência e um médico da embarcação também precisou deixar o navio com suspeitas de infarto na noite de sábado (4/4).
Nenhum tripulante positivo desembarcou. Todos os que tiveram autorização para desembarcar tiveram resultado negativo para Covid-19. Alguns tripulantes tiveram resultado positivo para o fator que indica que a pessoa já está imunizada contra o vírus. Ou seja, entrou em contato com a infecção, mas foi curada.
Os testes aplicados a bordo avaliam dois tipos de anticorpos diferentes: o IgG e o IgM.
O IgG positivo significa que a pessoa já teve contato com o vírus e já possui anticorpos com uma possível resistência ao COVID-19. Ou seja, indicam uma infecção que já passou.
O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que a pessoa tem o vírus naquele momento e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele.
Em outras palavras, IgG significa anticorpos de imunidade, IgM indica infecção ativa.
Médico desembarcado
Na noite de sábado um dos tripulantes da embarcação precisou ser desembarcado em situação de emergência. O tripulante é um dos médicos do navio Costa Fascinosa. De acordo com as informações da equipe de atendimento, o médico foi encontrado desmaiado em sua cabine e as primeiras suspeitas é que o profissional possa ter tido um infarto.
O médico foi desembarcado para atendimento. A equipe de saúde a bordo da embarcação permanece a bordo com 4 enfermeiros e um médico.