Navio atracado no Porto será vistoriado após estivadores dizerem que tripulação tossia e espirrava

Por #Santaportal em 26/01/2020 às 15:01

PORTO – A Santos Port Authority (SPA) informou que, por volta de 1h30 deste domingo (26), a Guarda Portuária foi acionada, via telefone, por um trabalhador portuário autônomo, que notificou sobre o fato de a tripulação do navio KM Singapore estar usando máscaras e luvas. O estivador também relatou que teria presenciado espirros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai realizar uma fiscalização no local.

Com isso, a Guarda Portuária imediatamente acionou o setor de Saúde da Gerência de Segurança do Trabalho da SPA, que, por sua vez, notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – a Autoridade Sanitária -, responsável pela fiscalização e prevenção de saúde pública no Porto de Santos.

A embarcação, de bandeira liberiana, veio da Índia e passou pela África do Sul. Está atracada na margem esquerda do Porto de Santos, para embarque de soja a granel.

Em nota, a SPA informa que vai atender ao que for orientado pela Anvisa.

Anvisa
A nossa reportagem também entrou em contato com a Anvisa, que garante que o navio estrangeiro não possui tripulante com suspeita de coronavírus. 

De acordo com a Anvisa, como alguns trabalhadores estavam com luvas e máscaras, isso pode ter deixado os portuários santistas preocupados. No entanto, o órgão nega a suspeita de que os tripulantes do navio possam estar com coronavírus. “Os estivadores viram os trabalhadores do navio KM Singapore usando máscaras e espirrando o que pode ter causado pânico. Porém, não são casos suspeitos ou que se encaixam na definição de suspeitos até o momento. O que sabemos é que o uso de máscara se deve a proteção contra poeira”, diz o órgão.

Mesmo rejeitando a possibilidade de que pessoas infectadas com o coronavírus estivessem atracadas em uma embarcação no Porto de Santos, a Anvisa destaca que vai subir a bordo para apurar o caso de qualquer forma.

Vigilância Sanitária
O #Santaportal também entrou em contato com a Prefeitura de Santos que, por meio da Vigilância Sanitária, informou não ter recebido nenhuma notificação a respeito da Anvisa e desconhece essa informação.

Confira na íntegra a nota da SPA:
A Santos Port Authority (SPA) informa que, por volta de 1h30 min deste domingo (26), a Guarda Portuária foi acionada, via telefone, por um trabalhador portuário autônomo (TPA). Este notificou que a tripulação do navio KM Singapore estava usando máscaras e luvas, e que teria presenciado espirros.

A Guarda Portuária imediatamente acionou o setor de Saúde da Gerência de Segurança do Trabalho da SPA, que, por sua vez, notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – a Autoridade Sanitária -, responsável pela fiscalização e prevenção de saúde pública no Porto de Santos.

A embarcação, de bandeira liberiana, veio da Índia e passou pela África do Sul. Está atracada na margem esquerda do Porto de Santos, para embarque de soja a granel.

A SPA vai atender ao que for orientado pela Anvisa.

Veja a nota da Anvisa na íntegra:
A história é que se trata de um navio vindo da Índia e no qual haviam trabalhadores asiáticos usando luvas e máscaras.

Os estivadores viram os trabalhadores do navio Km Singapore usando máscaras e espirrando o que pode ter causado pânico.

Porém, não são casos suspeitos ou que se encaixam na definição de suspeitos até o momento.

A Anvisa vai subir a bordo para apurar o caso de qualquer forma.

O que sabemos é que o uso de máscara se deve a proteção contra poeira.

noticia20201264836664.jpg
Divulgação/Sindestiva

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.