Mulher testa positivo para variante delta da covid-19 em Santos e prefeitura monitora contactantes

Por Santa Portal em 04/08/2021 às 20:15

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash
Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Uma moradora de Santos, de 31 anos, testou positivo para variante delta da covid-19. Ela é funcionária de um hotel da cidade, cujo nome não foi divulgado, e já está recuperada da doença. Agora, a Prefeitura de Santos monitora pessoas que tiveram contato com a paciente.

A moradora testou positivo para a covid-19 em 11 de julho, mas a confirmação da cepa delta da do vírus só saiu nesta semana, pelo Instituto Adolfo Lutz. A mulher não precisou ser internada, e passa bem. Ela já cumpriu quarentena e voltou ao trabalho.

Segundo o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, o caso é monitorado de perto, assim como são monitorados os contactantes – pessoas da família e do trabalho que tiveram contato com a paciente. 

Até o momento, todos foram testados para covid-19 e ninguém apresentou nenhum sintoma. Todos os testes tiveram resultados negativos. 

A Secretaria de Saúde está enviando e-mails para todas as prefeituras das cidades onde moram os hóspedes do hotel onde a paciente trabalha que estiveram hospedados no período, informando a respeito do caso de covid-19 com a variante delta.

De acordo com a pasta, os prefeitos das cidades da Baixada Santista prometeram intensificar os cuidados em relação ao vírus, mas apesar da confirmação da nova cepa, o plano de flexibilização será mantido.

A variante tem causado preocupação no mundo todo, em relação ao combate à pandemia, mesmo nos países com o ritmo mais acelerado da vacinação. No Brasil, já são 200 casos confirmados e 20 mortes pelo vírus.

Outros casos da variante delta

Ainda nesta semana, dois tripulantes de um navio com bandeira de Singapura, que está atracado no Porto de Santos, também foram confirmados com a variante delta.

O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, identificou a variante delta da covid-19 em dois tripulantes do navio internacional MTM Southport, com bandeira de Singapura, aportado em Santos.

O navio havia realizado uma parada no porto de Aratu, na Bahia, e aportou em Santos no fim de julho. Ele foi mantido em quarentena após confirmação de 15 casos de covid-19.

O sequenciamento genético foi realizado a partir de amostras de testes RT-PCR de dois pacientes que foram hospitalizados na Santa Casa de Santos após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.