MSC desembarca 44 tripulantes de navios atracados no Porto de Santos
Por #Santaportal em 27/04/2020 às 17:28
PORTO – Três navios de cruzeiro da empresa MSC desembarcaram tripulantes neste domingo (26) para a operação de repatriação. Ao todo 44 pessoas deixaram os três navios da empresa, o MSC Poesia, o MSC Música e o MSC Seaview.
As embarcações não registraram casos de Covid-19 a bordo e não estiveram em quarentena. Ou seja, os navios podem deixar o Porto de Santos ou realizar novos desembarques de repatriação, de acordo com a programação da empresa.
Atualmente, o desembarque de estrangeiros por via marítima no Brasil só está autorizado para o retorno imediato por via aérea para o país de origem ou para atendimento de emergência.
Cargueiro Saldanha
O navio não registrou casos novos de Covid-19, mas permanece em quarentena até o dia 1º de maio, que é a data em que sem completam 14 dias desde que um dos tripulantes da embarcação teve resultado positivo em teste rápido.
O tripulante está em bom estado de saúde e foi o único entre os 20 tripulantes da embarcação que tiveram resultado positivo para a doença.
Costa Fascinosa
Terminou a quarentena do navio de cruzeiros Costa Fascinosa, que se encontra parado em Santos. O fim da quarentena, que vigorou até o domingo, marca o período de 14 dias sem que a embarcação tenha registrado novos casos ou suspeitas de Covid-19 a bordo.
Todos os tripulantes do navio estão liberados para desembarcar e voltar ao seu país de origem.
A expectativa da empresa é que 230 pessoas sejam desembarcadas ao lonto dos próximos dias para o repatriamento imediado.
O cronograma dos desembarques e quantidade de tripulantes que vão sair depende da logística da empresa marítima que é responsável pelo agendamento ou fretamento de voos para o retorno dos tripulantes.
Os tripulantes serão novamente avaliados clinicamente e deverão seguir direto do Porto de Santos para o aeroporto. A aplicação de novos testes será feita somente nos casos em que o país de destino do tripulante exigir.
Números do Costa Fascinosa
– O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.
– Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.
– 10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último desembarque por emergência aconteceu no sábado (4).
– 30 tripulantes tiveram teste positivo para Covid-19, sendo 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros 10 foram os que desembarcaram e também testaram positivo.
– 3 pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar vierem a óbito
– 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no início de abril, no dia 5.
– 227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação no sábado (11) para retorno ao seu país por voo fretado.
– O navio tem no momento 452 tripulantes.