Morro de Guarujá solta barranco na rua e zelador de prédio ‘isola a área’, preocupado

Por Beatriz Araujo e Yasmin Braga em 19/02/2023 às 20:00

Yasmin Braga/Santa Cecília TV
Yasmin Braga/Santa Cecília TV

O Morro Sorocutuba, no bairro Parque Enseada, no Guarujá, soltou um barranco avermelhado que tomou toda a rua Bragança neste domingo (19). O zelador de um dos prédios localizado em frente à ocorrência, preocupado com a segurança das pessoas da região, fez um tipo de isolamento para prevenir que ninguém estacione carros por lá ou permaneça no local.

“A ‘pedra’ desceu uns 30 metros. Eu que interditei aqui para evitar que desça um barranco e machuque alguém”, contou José Justino da Costa, o zelador do Edifício Prithivi, em reportagem da Santa Cecília TV.

Segundo ele, foi durante a madrugada que o barro começou a descer para a rua, também se destacando sob parte da vegetação no pé do morro. 

O trabalhador afirma que a Defesa Civil chegou a fazer uma vistoria no local, em meio às fortes chuvas que começaram neste sábado (18), mas que avaliaram não haver riscos.

O Santa Portal procurou a Prefeitura de Guarujá, questionando sobre a ocorrência, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Assim que a demanda for respondida, o texto será atualizado.

Yasmin Braga/Santa Cecília TV

Gabinete de Crise

Em função de quase 400 milímetros de chuvas ininterruptas nas últimas 24 horas, mais do que a média prevista para todo o mês de fevereiro, que é de 234 milímetros, a Prefeitura de Guarujá instalou o Gabinete de Crise neste domingo, às 8 horas, em reunião no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. 

Foi definida a abertura de dois polos para abrigar os desabrigados: a Escola Municipal Benedita Blac, no Jardim Umuarama (Perequê), onde, aproximadamente, cerca de 180 pessoas daquela região ficaram desabrigadas; e o Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba) como abrigo provisório.

Os munícipes desabrigados já recebem o atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). A Administração Municipal solicitou ainda que a empresa concessionária do transporte público disponibilizasse três ônibus para encaminhar os desabrigados. A Polícia Militar cedeu 150 colchões para auxílio. 

A mobilidade urbana está sendo restabelecida com a retirada de barreiras e árvores que caíram pelas equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Operações Urbanas (Seurb), com caminhões, maquinários, tratores, pá-carregadeira e retroescavadeiras. A Estrada do Morro Sorocotuba já foi liberada parcialmente

A Defesa Civil de Guarujá prossegue com o monitoramento das áreas. O órgão recebeu um aviso meteorológico da Defesa Civil do Estado para acumulados de até 150 milímetros em três dias, o que acabou sendo ultrapassado. Com isso, as ações do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) foram intensificadas desde a última quinta-feira (16), especialmente nas áreas de risco, além da publicidade dos fatos à população. 

De acordo com a Defesa Civil, informou que a tendência é que, para o final deste domingo (19) e início do de segunda-feira (20) diminua a intensidade das chuvas. Outros detalhes sobre as medidas para a segurança e acolhimento da população devem ser anunciados no decorrer do dia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.