Morre aos 91 anos o cirurgião santista José Luiz Camargo Barbosa
Por #Santaportal em 28/10/2020 às 11:33
SANTOS – Faleceu na madrugada desta quarta-feira (28), o cirurgião santista Dr. José Luiz Camargo Barbosa, em decorrência da Covid-19, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A sua morte foi confirmada nesta madrugada.
O cirurgião tinha 91 anos. Ele foi o idealizador e um dos fundadores da Unimed Santos e também seu presidente em 1967 e 1968, cargo que voltou a ocupar entre 1973 e 1976. Além de fundador da Unimed Santos, Camargo fez residência médica de dois anos na Alemanha, bem como ministrou aulas na Faculdade de Medicida de Santos. José Luiz tinha recebido uma homenagem da Unimed Santos há menos de duas semanas, quando esteve na sede da cooperativa ao lado da esposa para inaugurar uma placa com seu nome.
Médico muito querido, ele recebeu diversas homenagens nas redes sociais. A jornalista Vera Leon foi uma das que se emocionaram com a partida de José Luiz: “Sempre vou lembrar dele assim, calmo e discreto. Mesmo com esse temperamento, não economizava nas palavras quando precisava dar um puxão de orelhas nos teimosos e renitentes. Sabia dos males que uma vida destemperada podiam causar mesmo aos mais fortes, pois ao tentar salvar vidas (e salvou incontáveis) na sua longa e exemplar carreira médica, ele viu de tudo. Testemunhei alguns desses corretivos no Emanuel, fumante inveterado e que nem mesmo a estreita amizade, admiração e as reprimendas no cara a cara tiveram o poder de corrigir o teimoso. José Luiz Camargo Barbosa se foi. Perco um amigo, um conselheiro, o padrinho de casamento. A cidade perde seu Bisturi de Ouro, perde o modelo de uma Medicina irrepreensível. Aos que ficam, a honra do seu legado. Aos que o reencontram no outro plano, a certeza da eternidade. Amigo Zé Luiz, obrigada”.