Moradores do Quarentenário sofrem com rua alagada mesmo em dias sem chuva
Por Laila Aguiar em 12/11/2022 às 08:00
Moradores da rua Ceará, no bairro Quarentenário, em São Vicente, estão convivendo há mais de 1 ano com a falta de drenagem urbana no local. Mesmo em dias de sol, a rua fica com água acumulada e muita lama. Já quando chove, ela se torna uma verdadeira piscina.
De acordo Agnaldo Conceição Santos, motorista, o problema é recorrente, e muitas casas sofrem com a invasão da água. “As pessoas perdem os móveis, muitos, após perderem tantos objetos, acabam deixando a casa no nível mais alto que a rua”.
Levar os filhos para a escola é outro problema enfrentado por moradores da rua Ceará. Agnaldo relata que em dias de chuva a perua escolar não vai até o local para pegar a filha, ou seja, ele precisa levar a criança para uma outra rua (que não alaga) no colo e na chuva.
Os moradores relatam que procuraram a subprefeitura da Área Continental e foram atendidos algumas vezes. A prefeitura chegou a enviar um caminhão para desentupir a via, mas mesmo assim, o problema persiste. Eles relatam que hoje em dia, eles não conseguem mais ser atendidos. “Nos abandonou, mas nosso imposto a gente continua pagando”, relata.
Quando a água começa a baixar, outro problema aparece, a lama. De acordo com os moradores, eles acabam saindo sem sapato e com a barra da calça presa no joelho para conseguir se locomover melhor pela rua. “É desesperador, você sair da sua casa e ter que andar na lama”.
Por conviver tanto tempo com o problema, os moradores acabaram se adaptando às condições impostas pela força da água. Agnaldo comenta que eles acabam convivendo por 15 dias ou mais, dependendo do tempo, com a água acumulada. “Chegou em um ponto crítico, nós já não sabemos o que fazer”
Procuramos a Prefeitura de São Vicente, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos respostas.