Moradores denunciam aglomeração em agendamento de consulta no Jabaquara
Por #Santaportal em 01/10/2020 às 10:36
JABAQUARA – Moradores de Santos denunciaram na última quarta-feira (30), aglomerações provocadas por pacientes que aguardavam por atendimento na policlínica do Jabaquara, em Santos. A unidade atende a população todas as últimas quartas-feiras do mês para agendamento de consultas.
Nas imagens obtidas pela Reportagem do Santa Portal é possível ver uma enorme fila formada na unidade. Alguns moradores relataram ter chegado ao local ainda durante a madrugada, para garantir atendimento.
Entre os pacientes que aguardavam na extensa fila da última quarta-feira está a dona de casa Lidiane Paixão. Ela conta que a aglomeração também ocorre porque muitos pacientes, que já passaram por consultas, também são obrigados a retornar à policlínica semanas após a consulta, para agendar o retorno.
Cheguei ontem por volta das 7h30 e a fila já alcançava a rua de trás da policlínica. Fiquei duas horas aguardando para fazer o agendamento. O povo precisa de atendimento e é um descaso ficar horas para marcar uma consulta. Tinham muitas gestantes que ficaram horas nesta fila e não era só para marcar consultas. Era para remarcação também. Pessoas que já passaram pelo médico e que são obrigadas a voltar aqui, gerar toda essa aglomeração, para conseguir uma nova consulta, lamentou a paciente, que também critica a falta de médicos do equipamento de saúde.
Fiquei aqui por duas horas para descobrir que não tem pediatra para a minha filha, de 4 anos, e nem ginecologista pra mim. Terei que ser atendida por um médico clínico. Só tem dois médicos para toda a população. Estou muito indignada e revoltada.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, internautas reclamam do descaso com a população.
“Um dia só para marcas consulta. Por isso toda essa fila. Falta de organização. Pessoas passando na frente das outras. No que adianta ter um local bonito e que não tem agilidade no atendimento”, se queixa Andressa Freitas.
Grávida de 7 meses, a gestante Wislainy Santos também se queixa da situação. “Fiquei 2 horas em pé para ser atendida. Um absurdo”.
Uma outra usuária do sistema criticou o atendimento no local. “Uma vergonha isso. Do que adianta ter um prédio novo se demora tanto para conseguir agendar uma consulta”.
Resposta
Em nota, a Secretaria de Saúde informa que as consultas médicas eletivas foram retomadas parcialmente nas policlínicas, a partir de junho. Após três meses, voltadas exclusivamente aos atendimentos da Covid-19 e casos prioritários, foram ampliadas para horário integral no fim de agosto.
Ainda segundo a pasta, devido à grande procura pelo agendamento, os agentes comunitários de saúde foram deslocados para organizar as filas com apoio da Guarda Municipal, visando garantir o acesso à unidade sem aglomerações.
A Prefeitura informa ainda que, após denúncias dos moradores, os dias de agendamento de consultas serão revistos e ampliados para os próximos meses.