Moradores de Praia Grande denunciam falta de médicos na UPA Samambaia
Por #Santaportal em 05/01/2021 às 11:54
PRAIA GRANDE Moradores de Praia Grande que necessitavam de atendimento médico na UPA Samambaia no último sábado (2), enfrentaram uma situação difícil. A unidade de atendimento não tinha médicos disponíveis para atendimento e nem na sala de emergência. Fontes relataram ao #Santaportal que a situação só foi controlada por volta de 17h30.
O vereador Francisco de Araújo Lima Júnior, o Gugu Mil Grau, compareceu ao local e deu detalhes sobre o cenário encontrado. Fui chamado às 13h. Pacientes e funcionários alegavam não ter médicos e decidi apurar. Era verdade. Tinham aproximadamente 90 pessoas aguardando cuidados. Entrei em contato com a diretoria da empresa responsável pela administração da unidade e com o secretário de saúde cobrando profissionais com urgência. Demorou uma hora e vinte para chegar o primeiro e quase duas horas para chegar o responsável pela emergência, explicou.
Gugu Mil Grau ainda contou em entrevista ao #Santaportal que a maioria dos pacientes tinha chegado ao local entre 8h e 9h, por isso estavam agitados e brigando com funcionários por falta de respaldo, tanto que a Polícia Militar foi chamada. Sai de lá por volta das 18h, porém quatro horas depois voltei a receber chamados e voltei às 23h. Mais dois vereadores foram comigo, Cadu Barbosa e Rodrigo Pensado (Gordinho do Povo), e observamos o mesmo problema. Mas dessa vez, o problema era outro: duas pediatras estavam atendimento, mas nenhuma poderia ver exames mais específicos, como uma tomografia de uma paciente que aguardava no local, contou.
O político contou que pretende investigar mais questões envolvendo o atendimento junto a outros vereadores para cobrar os responsáveis e exigir melhor atendimento aos munícipes. Todos merecem o máximo respeito, ainda mais envolvendo a saúde, em um momento delicado como a pandemia, finalizou.
A equipe de reportagem do #Santaportal entrou em contato com a Prefeitura de Praia Grande e obteve um posicionamento sobre a denúncia. “A direção da UPA Samambaia esclarece que houve faltas dos profissionais médicos em plantões previamente assumidos, mas ressalta que não procede a informação de que a unidade ficou sem médicos. Importante ressaltar que todos os pacientes que buscaram assistência no local foram atendidos e todas as medidas necessárias à manutenção do atendimento estão sendo observadas pela Instituição.”