Moradores da Vila Progresso protestam contra reintegração na Prefeitura de Santos

Por #Santaportal em 04/06/2018 às 12:45

PROTESTO – Moradores da comunidade Bela Vista, situada no morro da Vila Progresso, em Santos, protestaram, na manhã desta segunda-feira (4), contra a reintegração de posse, na Prefeitura de Santos.

Cerca de 70 moradores protestaram contra a reintegração de posse, a qual foi solicitada pela Procuradoria Geral do município, e concedida, no último dia 23.

Em maio, de acordo com moradores, a PM adentrou a comunidade comunicando que as pessoas tinham que juntar seus pertences e sair, pois eram invasoras, portanto, o melhor para elas era evitar o conflito.

Explicação

A liminar registrava a invasão da área, que se encontrava em uma Zona de Proteção Paisagística, fato que vetava moradia no local. O documento pedia a desocupação do lugar até o dia 14 de junho.

Além disso, o texto ressalta a existência de laudos técnicos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Proteção e Defesa Civil, que alertam para os danos causados à região bem como o risco a que estão expostos aqueles que vivem no local.

Segundo o documento, os efeitos do desmatamento da ocasionado pela ocupação irregular, tais como a erosão e danos aos platôs (porção de terra com superfície plana e elevada) e moradias; prejuízos ambientais à jusante (fluxo normal das águas), como o assoreamento do Rio Lenheiros, e a intensificação dos alagamentos e inundações ocorridos nas imediações da Avenida Martins Fontes e Rua Maria Mercedes Féa, além de riscos a um dos últimos trechos remanescentes de mangues da área insular de Santos e sua fauna.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.