Santa Cecília TV transmite festa completa da Nossa Senhora do Monte Serrat

Por Marcela Ferreira em 08/09/2021 às 06:02

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Santa Cecília TV, tradicionalmente, faz a transmissão da festa de Nossa Senhora do Monte Serrat no dia 8 de setembro, quando é comemorado o dia da padroeira de Santos. Neste ano, a transmissão será especial, já que no segundo ano de pandemia, não haverá procissão presencial. Por isso, a carreata será transmitida pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação, em uma cobertura que envolve a televisão e o Santa Portal, pela internet.

Segundo Marcelo Teixeira, diretor do Sistema Santa Cecília de Comunicação, a ideia da transmissão surgiu logo no início da Santa Cecília TV. “Logo que nós assumimos a direção, começamos a programar e planejar alguns eventos, porque queríamos que a emissora cobrisse os grandes eventos, e dentre eles estava o Carnaval e, naturalmente, para prestigiar os católicos, o dia da padroeira de Santos”.

Dentre todas as coberturas realizadas pela emissora, esta é uma das mais importantes, segundo Teixeira. “Tem um caráter especial, não só por se tratar de religião, mas acima de tudo para movimentar aquilo que acontece durante a programação dos festejos e, ao mesmo tempo, despertar nas pessoas a fé. Acima da tendência natural daquilo que cada um tenha como crença, nós queremos, com essas coberturas, resgatar a história, a tradição e ao mesmo tempo passar todo envolvimento de uma comunidade”, diz.

LEIA MAIS

>> Devotos celebram fé e falam sobre devoção por Nossa Senhora do Monte Serrat

>> Conheça a história da Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos

>> Descida e carreata de Nossa Senhora do Monte Serrat são marcadas por fé e emoção

>> Nossa Senhora do Monte Serrat desce o morro e carreata percorre Santos neste domingo

>> Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat terá restrições pelo segundo ano seguido

Desde a descida de Nossa Senhora do Monte Serrat, evento realizado no dia 29 de agosto, a Santa Cecília TV tem levado informações sobre os festejos aos espectadores. “Nós notamos um grande movimento nas missas, na Catedral, e também na celebração que acontece no dia da subida, então queremos preservar esses instantes”, disse.

“Nós queremos exatamente mostrar para aquelas pessoas que não podem estar presentes, que estejam nos hospitais, nos presídios ou impossibilitadas de estar naquele momento, que podem fazer a sua prece, a sua suplicação, o seu agradecimento e até alguns dos seus pedidos. Nós queremos fazer com que, através dessas transmissões, dessas coberturas, a gente consiga chegar aonde as pessoas estiverem”, completou o diretor.

Por conta da pandemia, não haverá a tradicional procissão de Nossa Senhora do Monte Serrat, e por isso a televisão é a principal forma de levar para dentro dos lares a fé e a emoção do festejo. “Pelo segundo ano consecutivo, a gente não tem procissão, teve carreata, e a missa foi feita só pra algumas pessoas, e várias delas puderam assistir a celebração por meio da Santa Cecília TV.”

Neste momento de pandemia, a transmissão é capaz de levar alento àqueles que têm fé e que esperam por tempos melhores. “Essas transmissões são para essas pessoas que passaram por dores, perdas, mas ao mesmo tempo querem uma esperança. É nesse instante que chega a mensagem, em momentos que as pessoas estejam isoladas, algumas até com problemas graves. Esses instantes de programação, independente da religiosidade, a fé é mais uma vez renovada num único Deus, que é o Deus da força, é o Deus da fé, é o Deus que move todas as montanhas”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.