Mongaguá multa Sabesp por despejo de esgoto nas praias
Por Santa Portal em 18/11/2025 às 16:00
Desde segunda-feira (17), Mongaguá está aplicando multa diária de R$ 3.702,00 à Sabesp por infração sanitária em decorrência do lançamento de esgoto sem tratamento nas praias da cidade. A medida foi tomada após uma mancha preta e fétida aparecer no mar, na região do Vera Cruz.
De acordo com a Prefeitura, a penalidade irá perdurar até a resolução da questão. A administração ressaltou que o problema ocorreu justamente às vésperas do feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20), momento em que a cidade estima a visita de milhares de turistas.
“Coincidentemente, esta semana os laudos periódicos de qualidade da água da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) classificaram como impróprias todas as praias de Mongaguá”, afirmou a prefeitura, em nota.
>> Baixada Santista tem maioria das praias impróprias para banho nesta semana
“A notícia é péssima para a reputação de Mongaguá. Nunca reprovaram todas as praias de uma só vez. Então, não há como não relacionar os motivos. Além da multa, estamos acionando a Cetesb para auxiliar a Prefeitura na resolução desse problema o quanto antes. É uma agressão ao meio ambiente e um baque em nosso principal cartão-postal. Não é justo com a nossa cidade, não é justo com a nossa população e com os turistas”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria.
Segundo ele, o valor da multa deverá ser aumentado, pois se trata também de grande descarte de resíduos nas águas. “Vamos viabilizar ainda o acionamento do Ministério Público, dada a gravidade dos impactos ambientais e sociais”, afirmou.
O Santa Portal entrou em contato com a Sabesp, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.