Mocidade Amazonense resgatará sua história em comemoração ao jubileu de ouro
Por Beatriz Araujo em 06/02/2023 às 11:30
O Carnaval deste ano marca os 50 anos de atuação da Mocidade Amazonense. Em comemoração ao jubileu de ouro, a escola contará sua história na passarela Dráuzio da Cruz, no primeiro dia do Santos Carnaval 2023.
Com o enredo 50 anos de uma gloriosa história de amor e tradição, o desfile da Mocidade Amazonense evidenciará as origens da escola, que surgiu da junção do amor pelo futebol e pelo samba. Em meio às alas terão destaque a ‘Mãe África’, o folclore brasileiro, os povos amazônicos e muito mais.
O desfile começará mostrando a fundação da escola e os primeiros desfiles feitos em Vicente de Carvalho, no Guarujá. Depois retratará as marcantes apresentações pela Avenida da Praia de Santos, assim como resgatará memoráveis desfiles realizados na passarela Dráuzio da Cruz. Já o último setor será de muita festa, voltado à comemoração do jubileu de ouro da agremiação.
No total, a Mocidade Amazonense sairá com cerca de 1200 componentes divididos em 17 alas. A Rainha será Janaína Paiva, acompanhada do Mestre de Bateria Pedro Teixeira (mestre Pepeu). Já com relação ao convidado especial, a escola confirma a presença do MC Bola.
O intérprete será Ricardo Reis (jacaré) e Fred Viana. Eles darão vida ao samba-enredo composto por Ademarzinho do Cavaco, Lucas Donato, Guilherme Madrugada, Adenilson, Ademar Eugênio, Potrinho do Pandeiro, Dionísio, Lira Poeta, Mestre Pepeu, Pedrinho Madrugada e Alael.
Com relação ao investimento, de acordo com o diretor de Carnaval Guilherme Madruga, ainda não há um valor exato, mas ele avalia estão sendo gastos mais de R$ 350 mil.
Samba-enredo
50 anos de uma gloriosa história de amor e tradição
Foi na praça da alegria
Que tudo começou
Velho Itapema, um samba de esquina se formou
Do futebol veio a inspiração
Nascia a escola do meu coração
Amazonas das pedras verdes
Nosso primeiro carnaval
Império Serrano abençoou
Meu índio guerreiro…
Em Santos vem mostrar o seu valor
O feitiço da ilha vale ouro
Amazonense minha vida, meu lugar
Um canto negro ecoou
Nessa quizomba eu vou…Mãe África
Tantos carnavais
Sambistas e enredos imortais
Elis, brilha uma estrela
“Da pauliceia à uma viagem encantada”
Dias Gomes a consagração
No circo volto a ser criança
Salve o Nordeste e o Guary-Yá
Com muito orgulho eu vim de lá
Vai desaguar a emoção
Resiliência, superação
Seguindo com fé…
Aos baluartes eterna gratidão.
Vem festejar…
Pode aplaudir, chegou da mocidade
São 50 anos de história
Meu verde e branco é só felicidade
Carnaval 2023
O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.
Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.