Ministro da Infraestrutura faz intervenção e atividades serão mantidas no Porto
Por #Santaportal em 18/03/2020 às 19:16
PORTO – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez uma intervenção nesta quarta-feira (18) junto aos representantes sindicais para que fossem mantidas as atividades no Porto de Santos. Em assembleia nesta quarta, os trabalhadores do Porto decidiram suspender o movimento.
Mais cedo, foi realizada uma reunião na sede do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, juntamente com todos os presidentes dos sindicatos do Porto de Santos, com os presidentes do SOPESP e do OGMO e a representante da CODESP. Durante o encontro foram discutidas todas as situações e as medidas necessárias para que o novo coronavírus não atinja ao Porto de Santos.
No decorrer da reunião, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ligou para o presidente do Sindicato dos Estivadores, Nei da Estiva, no qual demonstrou a preocupação com a saúde dos trabalhadores portuários e explicou a importância de se manter o Porto de Santos funcionando para o bem estar da economia do país. Em compensação, também foi falado sobre a garantia de ganho para o trabalhador avulso, pois conforme ele afirmou que no caso do trabalhador vinculado venha adoecer durante a pandemia, o mesmo ficará afastado, mas continuará recebendo seu salário ao contrário dos Trabalhadores Avulsos que caso venham contrair o coronavírus ficarão sem ganho algum.
Após a ligação, o presidente do Sindestiva passou todas as informações aos presentes na reunião e, com isso, algumas decisões foram anunciadas como a continuidade da escalação presencial no Posto de Escalação (P3), o cancelamento temporário do sistema biométrico, álcool em gel em todos os gates e a garantia que todos os métodos de prevenção serão tomados.
No final da reunião foi decidido que os trabalhadores vão aguardar 48 horas para que o SOPESP em reunião já agendada para a próxima sexta-feira (20) se pronuncie sobre todas as demandas discutidas.
Às 14h foi realizada na frente da sede do Sindestiva uma assembleia, onde foi informado aos rstivadores todos os fatos debatidos durante a reunião e também sobre a ligação do próprio ministro, que demonstrou sua preocupação em todos os sentidos e que após a nova reunião do dia 20 será convocada uma nova assembleia para se passar as novas informações e assim deliberar o futuro dos trabalhos no Porto de Santos.
Na parte da tarde, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas realizou de um pronunciamento em rede nacional no qual se posicionou com a regulamentação da garantia de ganhos dos trabalhadores avulsos de todo o país, conforme conversa realizada junto ao presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos.
De acordo com o Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), os trabalhadores portuários fariam a paralisação por causa dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus no cais santista.