BAIXADA SANTISTA - As temperaturas devem cair bastante nos próximos dias na Baixada Santista. O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, falou sobre a queda da temperatura na região, será acompanhada de chuvas e ressaca durante os próximos dias.

“As temperaturas devem cair principalmente ao longo da sexta-feira, então teremos um final de semana de temperaturas mais baixas na região. Mas o tempo chuvoso deve anteceder isso, a partir de quinta para sexta-feira já devemos ter chuvas na região”, disse Cassol, em entrevista ao Caderno Regional.

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta destaca que na noite de quinta-feira (20) o mar começa a ficar agitado, com ondas moderadas podendo ultrapassar 2,0 metros de altura; durante a sexta-feira (21) e o sábado (22) a previsão também indica ondas superiores a 2,0 metros.

Com relação ao nível do mar, na Baía de Santos a maré será elevada e poderá ultrapassar 1,9m na tarde de quinta-feira e 2,0 m nos dias seguintes, representando aumentos de até 60 cm em relação a tábua de maré. No interior do estuário esse aumento será maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 2,1 m na tarde de quinta-feira, com picos de até 2,2 m até sábado.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de alerta devido à previsão de maré acima de 2,0m.

Cassol explica que essas mudanças climáticas serão causadas por uma forte incursão polar, que deverá afetar boa parte do Brasil. “Devemos ter uma queda de sete a dez graus durante a sexta-feira. Isso ocorre por causa do avanço de instabilidade, associado a uma frente fria, em seguida com a incursão de uma massa de ar mais frio”, comentou.



A mudança no tempo deve fazer com que as temperaturas despenquem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Alguns institutos de meteorologia alertaram que lugares pouco acostumados a ver neve devem receber o fenômeno, porém Cassol não acredita que isso aconteça no Estado de São Paulo. “Não temos essa previsão de neve para o Estado de São Paulo, as áreas mais suscetíveis a neve estão na região Sul mesmo”, afirmou o meteorologista da Defesa Civil de Santos.

Para Cassol, a temperatura só deve voltar a subir no decorrer da próxima semana, quando a frente fria irá se afastar da região. “A temperatura deve voltar a subir gradualmente apenas na semana que vem. Mas temos que ter atenção durante quinta e sexta-feira, quando devem ocorrer chuvas fortes. Além disso, temos o alerta para ressacas durante o período”, concluiu.


noticia20208184355481.jpg
Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos