Médico oncologista fala sobre cuidados com o coronavírus dos pacientes com câncer

Por Ted Sartori/#Santaportal em 13/04/2020 às 09:33

CORONAVÍRUS – O médico oncologista clínico Silvio Ramon Aquino Ayala participou do Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV. Responsável pelo serviço de oncologia da Santa Casa de Santos e integrante do corpo clínico do Hospital Guilherme Álvaro, o profissional também conversou com o #Santaportal e falou a respeito dos cuidados com os pacientes de câncer com relação ao coronavírus.

Os pacientes oncológicos merecem um cuidado ainda mais especial em relação ao coronavírus? Quais seriam esses cuidados?
Os cuidados, na verdade, são os mesmos. É que, de fato, os pacientes com câncer ou em tratamento, principalmente, são os que chamamos de vulneráveis, que faz parte do mesmo grupo de risco de outras doenças, como cardiopatias, doenças do coração…

Independentemente da idade…
Exatamente. Então a atenção é redobrada. É a mesma que todos os grupos de risco têm. Temos que dividir alguns casos: pacientes que tiveram câncer, que não estão em tratamento e que aí seria o risco da população em geral, e os que estão em tratamento ou com a doença ativa, que são mais vulneráveis e requer uma atenção mais especial.

No caso de um paciente em final de tratamento, os cuidados são os mesmos?
Entre os pacientes em final de tratamento, nós também dividimos: aquele que não tem câncer e está fazendo tratamento preventivo, ele tem, após o tratamento dele, seja quimioterápico, imunoterápico ou radioterápico, depois de 30 dias, ele já perde um pouco mais o risco, ou seja, ele passa a fazer do grupo de risco geral, como todos nós. Os pacientes que estão em tratamento ativo, de fato, permanecem com a vulnerabilidade mais elevada.

Durante esse período, o senhor já encontrou algum caso na região com qualquer tipo de câncer e que tenha contraído coronavírus?
Eu, pessoalmente, não tive nenhum caso com pacientes meus, mas já obviamente em grupos de colegas já tiveram casos que apresentaram a doença.

Por eles já terem problemas tão sérios, os pacientes de câncer são mais conscientes se comparados com a população em geral em relação ao coronavírus?
De fato estes doentes estão mais ligados até porque, quando o problema nos atinge bem de perto, nós ficamos bem mais preocupados. E eles, sem dúvida, demonstram uma preocupação muito maior do que os que não têm nada. De fato isso acontece.

E essa preocupação se demonstra de qual forma?
A preocupação demonstrada é sempre como eles vão evitar pegar a doença. Essa é a maior, sem dúvida.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.