Marinha e Exército realizam operação para coibir embarcações em área militar em Guarujá

Por Santa Portal em 22/02/2026 às 18:00

Divulgação/Marinha do Brasil
Divulgação/Marinha do Brasil

Uma operação conjunta da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro intensificou a fiscalização marítima nas imediações da Praia do Moisés, em Guarujá, no litoral de São Paulo, durante o período de Carnaval, entre os dias 13 e 18 de fevereiro.

A ação foi coordenada pela Capitania dos Portos de São Paulo e teve como foco coibir a presença de embarcações não autorizadas, com ou sem motor, em área militar. Canoas, caiaques, pranchas e outras embarcações de pequeno porte também foram alvo da fiscalização.

A Praia do Moisés está situada em área da União cedida ao Exército e integra o espaço do Quartel-General do Comando de Defesa Antiaérea do Exército. Por se tratar de área militar, o acesso é restrito e proibido a civis ou pessoas não autorizadas. A restrição também se estende ao mar, em um perímetro de até 200 metros das instalações, conforme normas da Autoridade Marítima.

Segurança da navegação

Além de impedir o tráfego e fundeio irregular em área militar, a operação também buscou reforçar a segurança da navegação entre Santos e Guarujá, com orientações aos condutores de embarcações de esporte e recreio.

Ao todo, foram realizadas 18 horas de fiscalização na água, resultando em 29 abordagens e 14 notificações.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.