Mar agitado causa ressaca em praia de Santos e água invade calçadão; VÍDEO

Por Santa Portal em 19/05/2022 às 10:47

Divulgação/Franciane Vieira
Divulgação/Franciane Vieira

Os fortes ventos que atingiram a Baixada Santista nos últimos dias causaram ressaca na praia de Santos, tanto na região do Canal 5, quanto na Ponta da Praia. Os registros foram feitos na madrugada e manhã desta quinta-feira (19).

Em vídeos recebidos pelo Santa Portal, é possível ver que as ondas cobriram a faixa de areia da praia do Embaré, e chegaram a invadir parte do calçadão do local, que ficou todo molhado. Além disso, na Ponta da Praia, a água atingiu a mureta durante a madrugada. 

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) Unisanta já havia previsto que a maré ficaria alta nesta quinta, devido aos fortes ventos provocados pela tempestade subtropical Yakecan, que atingiu as regiões costeiras do Sul e Sudeste do Brasil. 

De acordo com Renan Ribeiro, biólogo e integrante do NPH-Unisanta, a previsão se manterá até sexta-feira (20), quando a maré estará menos elevada. “Para o dia de hoje, a previsão é de que o mar permaneça agitado, com 2 ou 3 metros na Baía de Santos”, explica. 

Reprodução/Janelas.TV

Ele afirma que o pico da maré ocorrerá nesta quinta, por volta das 16h, podendo atingir até 2 metros de altura, na região da Baía e Ponta da Praia. De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de alerta, devido à previsão. Há possibilidade de alagamentos e de impactos nas estruturas urbanas costeiras.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que na noite de quarta-feira (18) houve registro de alagamento (avanço da água do mar) na avenida da praia, com as ruas Imperatriz Leopoldina e Afonso Celso de Paula Lima. Por isso, em ambas a CET-Santos implantou bloqueio no trecho entre a Av. Epitácio Pessoa e a orla – trecho que foi liberado ontem mesmo.

Ainda conforme a administração municipal, nesta quinta, até o momento, as vias da orla seguem transitáveis, sem necessidade de interdição. A Defesa Civil alerta para a maré alta de hoje, a partir das 16h, com forte ondulação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.