Mais de 300 pessoas ignoram pandemia e fazem festa em barcos de luxo em Guarujá; Vídeo
Por Rodrigo Martins em 17/09/2020 às 18:49
GUARUJÁ – Uma festa chamada “Summer Beach” reuniu mais de 300 pessoas em dezenas de embarcações na tarde desta quinta-feira (17) no Canto do Tortuga, em Guarujá. Imagens mostram que os frequentadores do encontro não respeitaram as medidas de distanciamento social e, tampouco, fizeram uso de máscara facial.
O #Santaportal apurou que, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus, a festa reuniu pessoas em lanchas, iates e jet skis. De acordo com publicações na internet, a festa contou com DJ e a presença de modelos que vieram da capital paulista.
Nas imagens é possível ver pessoas dançando e bebendo, aglomeradas e sem proteção. Em um dos vídeos, um homem aparece jogando notas de reais no mar.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Guarujá que informou, por meio de nota, que após receber denúncias enviou equipes da Força-Tarefa, Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais de postura e comércio para impedir uma festa rave no final da Praia da Enseada, no Canto do Tortuga. A operação contou também com o apoio da Polícia Militar.
Organizada pelas redes sociais, a festa atraiu aproximadamente 350 pessoas, que estavam em iates, lanchas e Jet Skis. Conforme os decretos municipais de enfretamento à Covid-19 (13.564/ 13.773) está proibida a aglomeração de pessoas e também a locação de embarcações e motos náuticas.
Constatada a denúncia, a Capitania dos Portos também foi acionada para fazer a retirada e as autuações das pessoas que estavam no mar. Já na areia, as equipes dispersaram as pessoas, apreenderam bicicletas, e identificaram uma marina que locou embarcações e será devidamente responsabilizada conforme os decretos. A multa varia de R$ 300 a R$ 9 mil.
A Capitania dos Portos de São Paulo também se manifestou por meio de nota e informa que tomou conhecimento, nesta tarde, da presença de quantidade considerável de embarcações no Canto do Tortuga, em Guarujá.
O comunicado diz que duas equipes de Inspeção Naval da Capitania foram direcionadas ao local a fim de verificar o cumprimento da Lei n 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que versa sobre a Segurança do Trafego Aquaviário e das Normas da Autoridade Marítima. “A ação de fiscalização permanece em andamento zelando pela Salvaguarda da Vida Humana no mar, assim como a prevenção da poluição hídrica”, conclui a nota.



Reprodução