Mais atenção aos limpadores de língua

Por Aldo Neto/Especial para o #Santaportal em 20/03/2015 às 10:30

ESPECIAL – Escova de dente, fio dental, creme dental e enxaguante bucal. A maioria das pessoas escala dessa maneira seu time na hora de promover sua Saúde Bucal. Porém, esta escalação não está completa. Falta um “jogador” muito importante e que garante a limpeza bucal, evitando várias doenças, em especial o mau-hálito. Essa peça que falta é o limpador de língua, aparelho de saúde diário pouco divulgado e pouco aceito pela população. Muito em virtude da falta de mídia que se dá a este produto. A fim de levar essa informação aos seus internautas no Dia Mundial da Saúde Bucal (que é comemorado nesta sexta-feira, dia 20 de março), o Santaportal ouviu cirurgiões-dentistas especialistas no tema.

Coordenadora da Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rosângela Alo Maluza Florez, alerta que a população não dá a atenção necessária à limpeza da língua. E para ela a culpa é da mídia que dá pouco ou nenhum espaço à divulgação deste importante e vital exercício de Saúde Bucal. “Os limpadores precisam ser mais divulgados. As pessoas não sabem para que servem. Veem nas prateleiras das farmácias, mas não compram porque não sabem usá-los. Os limpadores de língua Precisam de melhor divulgação por parte da mídia. A imprensa só mostra a escova e o fio e não mostra o limpador”, alerta Rosângela que complementa: “Só com ajuda da imprensa vamos conseguir mudar essa cultura e propagar uma Saúde Bucal mais eficiente à população”.

Segundo a professora, as pessoas devem procurar seu cirurgião-dentista para buscar uma orientação quanto ao limpador de língua mais adequado para sua cavidade bucal. “Existem várias opções do mercado e é importante a opinião de quem conhece a higiene bucal do paciente no dia-a-dia para orientar quanto ao melhor limpador de língua”.

Rosângela lembra que os dentistas recebem orientação nas universidades sobre os limpadores e seu uso. “Aqui na Unisanta, no segundo ano, temos a disciplina Cariologia, onde o futuro cirurgião-dentista aprende técnicas de escovação e conhece todos os tipos de limpadores de língua, entre outros aparelhos de Saúde Bucal”.

Melhor separados
Periodontista, a cirurgiã-dentista Solange Daud orienta que o ideal para a higiene bucal é cada pessoa ter seu limpador de língua separado das escovas. Hoje, existem várias escovas que possuem dentro de sua estrutura o limpador, o que ajuda, mas não é o ideal. “Os limpadores separados da escova tem mais recursos e agridem menos a língua”.

Especialista em Reabilitação Oral, o cirurgião-dentista Vitor Legnaieli Seabra Pereira também acha que as escovas que já possuem limpador de língua não são melhores que as que não possuem. “São apenas mais práticas. O que vale, realmente, é o cuidado com a higiene da superfície lingual. Como a língua é uma estrutura agregadora de placa bacteriana, vale lembrar que quando mal higienizada, torna-se um dos principais fatores da halitose”.

Professor Doutor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia) e uma das maiores autoridades em higiene lingual do país, Julio Motta alerta para a importância da limpeza da lingual. “A grande superfície e a anatomia papilar da língua permite um maior acúmulo de sujeiras, que podem causar mau hálito e propagar outras doenças”.

Motta afirma que uma das principais pesquisadoras da halitose do Brasil, Olinda Tazia, desenvolveu uma pesquisa onde destaca bem a importância da escovação da língua. “Essa pesquisa mostrou que 90% das halitoses têm sua origem na saburra (sujeira) da língua”.

O especialista defende que os pacientes conversem com seus Cirurgiões Dentistas e passem a cuidar da higiene da língua como faz da boca e dos dentes. “O Cirurgião Dentista está capacitado para indicar o limpador de língua ideal de cada pessoa, pois conhece suas particularidades. Ele, a escova e o fio dental são personagens insubstituíveis de uma boa higiene bucal”, afirma Motta.

Julio Motta criou seus próprios higienizadores de língua, com um fio redondo de aço inox, que não agrega fedor nem sabor desagradável. “O Higienizador Motta massageia e limpa a saburra na língua, devolvendo sua cor rósea natural, com potencialização das funções das papilas gustativas na diferenciação dos sabores. Mas existem dezenas de higienizadores de língua no mercado”. Motta também desenvolveu o Programa de Higiene Bucal Minha Boca Tem Língua, que prioriza a melhor integração entre os sentidos humanos, com motivação e estímulo para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O programa de Motta sugere tempos anteriores às refeições para a limpeza bucal visando ativar paladar, antes dos contatos sociais e amorosos/afetivos para segurança e bem estar, sem qualquer vinculação com doenças, que torna enfadonha qualquer prática.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.