Jovem santista pede ajuda para custear viagem ao Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico

Por Rodrigo Cirilo em 24/08/2023 às 11:13

Rita Garola
Rita Garola

A jovem santista Maria Clara, de 15 anos, está qualificada para o Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico, que acontece de 13 a 15 de outubro, em Salvador, na Bahia. A cubista está inscrita em 12 modalidades e iniciou uma campanha de arrecadação de R$ 4 mil para custear a viagem.

Apesar de já figurar nos grandes eventos do cenário, Clara ganhou seu primeiro cubo mágico há menos de três anos, na pandemia, como presente de Dia das Crianças. O brinquedo serviu para controlar sua ansiedade e tristeza, pois estava sem praticar esportes.

“Foi aonde tudo começou. Como sou uma pessoa curiosa, decidi procurar vídeos de pessoas resolvendo e fui me interessando cada vez mais”, explica ao Santa Portal.

Instigada por sua mãe e fotógrafa Rita Garola, a santista revela que sabe resolver 85% de seus 82 cubos mágicos e já disputou o Campeonato Sul-Americano, no ano passado, em Brasília. De acordo com a jovem, a competição gerou grandes amizades e serviu de experiência para as próximas.

“Obtive resultados bons para quem estava começando, mas hoje eu consigo superar todos os tempos que obtive no sula, graças aos meus treinos e dedicação”.

‘Pequena Gênia’

Fascinada por exatas, a jovem revela que a habilidade em resolver cubos mágicos a ajuda nas tarefas da escola e a decorar coisas. No domingo (13), ela foi convidada pela equipe ‘Domingão do Huck’, da TV Globo, para participar do ‘Pequenos Gênios’, quadro que desafia crianças com altas habilidades ou superdotação com testes de raciocínio lógico.

“Foi muito legal, quando recebi o convite minha mãe nem acreditou. Estar com crianças com altas habilidades e superdotação é surreal porque elas são incríveis competindo e conversando, foi sensacional”.

Além disso, Clara faz patinação artística. Inclusive, monta cubos enquanto patina. De acordo com sua mãe, essa vocação esportiva vem de família, já que seu irmão gêmeo Pedro Lucca também pratica esportes.

“Desde pequenos ele fazem esportes. Falo que a Clara é ‘multiuso’, o que você der para ela fazer ela faz, ela tem habilidade”.

Campeonato Brasileiro

As 12 modalidades que Clara vai disputar são: 2×2, 3×3, 4×4, 5×5, 6×6, 7×7, Clock, 3×3 com uma mão, Pyramix, Skewb, Square e Megaminx. “Estou com expectativas altas, quero me dedicar principalmente na modalidade Clock e bater meus recordes pessoais”, revela.

Cada modalidade tem um modelo de disputa diferente. A Clock, por exemplo, na fase inicial cada competidor tem direito a cinco tentativas, que geram uma média, excluindo a melhor e a pior. Avançam os 12 melhores. Na final, os competidores tentam mais cinco vezes e a melhor média vence.

O Rubik’s Clock é formado por 18 relógios (nove na frente e nove atrás) com um ponteiro cada. O objetivo é deixar todos os relógios marcando 12 horas. A média recorde oficial de Clara é de 7.77. Enquanto a melhor marca nacional é de 5.68, atingida por Roberto Caldas.

Campanha de arrecadação

Mãe solo, Rita une esforços para levar e acompanhar a filha nos eventos, incluindo a realização de rifas e venda de trufas. “No mundo de hoje, você vê uma galerinha de 15 anos ainda perdida, eu prefiro investir nisso”, explica.

Quem quiser contribuir com a campanha arrecadação dos R$ 4 mil, para custear viagem e hospedagem, pode doar para a chave pix ritinhagarola@hotmail.com (Banco Inter). “Precisamos juntar o dinheiro, sem ajuda não consigo leva-la para os bons campeonatos”, completa.

Rita Garola
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.