Jovem de 24 anos é o quinto caso suspeito de coronavírus em Santos
Por #Santaportal em 09/03/2020 às 18:53
SANTOS – Mais um caso suspeito do novo coronavírus foi notificado a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos. Com mais esse paciente, seis casos estão sendo monitorados na Baixada Santista, que ainda não tem nenhuma pessoa confirmada com a doença.
De acordo com a Seviep, o novo caso suspeito em Santos é de uma jovem de 24 anos, que mora na cidade, mas que recentemente esteve em viagem a Europa. Essa mulher ficou entre os dias 22 e 29 entre Portugal e Espanha. Ela apresentou sintomas similares da doença: febre, tosse e coriza, dentre outros.
A jovem procurou uma unidade de pronto atendimento, porém não foi internada e está em isolamento domiciliar.
A Seção de Vigilância Epidemiológica informou que todos os pacientes monitorados em Santos passam bem e estão em isolamento social domiciliar. As amostras desses pacientes estão sendo analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.
Além dos cinco casos acompanhados em Santos, um caso suspeito também é monitorado em São Vicente; Trata-se de uma mulher, de 57 anos, que morou por seis anos na Espanha, tendo vivido em Sevilha nos últimos sete meses. No começo de fevereiro, ela esteve na Itália, passando pelas cidades Eracleia, Mari e Veneza, e depois voltou ao Brasil.
Conforme relatado, a mulher começou a apresentar sintomas ainda no início de fevereiro, em uma crise asmática. Foi medicada, tomando amoxilina e corticóide. Saindo da Itália, voou até Portugal e, 12 horas depois, embarcou para o Brasil, chegando no dia 20 de fevereiro no país. No último dia 2, ela teve febre e dispneia. Então, na noite desta sexta-feira (6), a mulher foi ao Hospital Municipal, onde foi colocada em isolamento.
Foi realizada coleta do swab, além de exames laboratoriais e radiológicos. Na sexta, foi solicitada vaga por meio do sistema CROSS. Com a vaga disponibilizada, por volta das 11h40 do dia 6, a mulher foi transferida para o Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, que é referência regional. O resultado do exame que identifica o vírus deve sair em até três dias.